Excelência ambiental de praias é debatida na Alemanha

Um encontro reunirá, na próxima sexta-feira (11), na Alemanha, representantes de 43 países com destinos identificados pelo selo ambiental do Programa Bandeira Azul. A iniciativa da Fundação para a Educação Ambiental (FEE, na sigla em inglês) concede um título internacional de qualidade, balneabilidade, limpeza e sustentabilidade para praias e marinas que seguem as exigências do Programa.

Na reunião dos Operadores Nacionais do Programa Bandeira Azul, na cidade de Usedom, mais de 3 mil praias e marinas que detêm o título internacional irão compartilhar experiências. O Brasil participa do encontro com as experiências da Praia do Tombo (Guarujá, SP) e da Marina Costabella (Angra dos Reis, RJ), únicas faixas de areia certificadas no País.

O Instituto Ambiental Ratones (IAR), entidade que executa o Programa no Brasil, pretende captar boas práticas internacionais. A intenção é aplicar soluções bem-sucedidas a impasses que barram a concessão do título a outras praias e marinas brasileiras.

De acordo com Leana Bernardi, coordenadora do projeto no Brasil, o processo de certificação deve ganhar importância com a aproximação de grandes eventos esportivos internacionais. “A certificação pode ser um diferencial na competitividade turística. A Praia do Tombo, por exemplo, já registra importante aumento de visitantes desde a conquista da primeira Bandeira Azul. Esses novos visitantes também gastam mais e estão mais engajados em iniciativas ecossustentáveis”, comenta.

Programa

Muito popular na Europa, o Programa Bandeira Azul chegou ao Brasil há dois anos. A finalidade é criar uma lista de referências para turista que buscam, entre outras coisas, excelência em qualidade da água e iniciativas de educação ambiental. A pesquisa de praias certificadas no mundo pode ser feita pelo endereço eletrônico http://www.blueflag.org/.

Procedimentos e critérios de adesão para praias e marinas estão disponíveis em www.iarbrasil.org.br. A iniciativa de solicitar a Bandeira Azul é voluntária e deve ser feita pela prefeitura do destino que pretende ingressar no programa.

SXC
SXC