Evonik otimiza a produção de pneus verdes

Evonik

Os pneus verdes já comprovaram sua ótima eficiência em recursos para automóveis, segmento no qual a tecnologia Sílica/Silano da Evonik consegue economizar até 8% de combustível. Com o desenvolvimento do ULTRASIL® 7800 GR, uma sílica com área superficial customizada que atende às demandas extremas dos pneus para SUVs e para todas as estações, a Evonik agora dá um passo adiante em inovação. “O desafio dos pneus para SUVs é conferir rigidez suficiente a despeito do tamanho dos pneus”, explica o Dr. Hark-Oluf Asbahr, Marketing Rubber Silica. “Com o ULTRASIL® 7800 GR, nós conseguimos chegar à mistura perfeita para combinar prazer de dirigir, segurança na estrada e eficiência de recursos em um único produto”.

O novo ULTRASIL® 7800 GR atinge o equilíbrio perfeito de máxima aderência e mínima resistência à rolagem em pneus de superfície larga e em pneus com requisitos de alta quilometragem, como os pneus para todas as estações. Isso se deve à área superficial específica do ULTRASIL® 7800 GR que foi aumentada em comparação com o ULTRASIL® 7000, mediante intensos esforços de desenvolvimento.

O emprego do novo ULTRASIL® 7800 GR reforça o composto da banda de rolagem e confere suficiente rigidez aos pneus. “A resposta direta entre o pneu e o sistema de direção resulta em um aumento significativo da segurança – inclusive no caso de distâncias de frenagem curtas e molhadas”, explica Asbahr. A melhora da resistência à abrasão também contribui para o aumento da vida útil, exercendo um efeito positivo sobre a avaliação do ciclo de vida. Dessa maneira, pode-se combinar um alto nível de segurança no trânsito com menor consumo de combustível e menos emissões de CO2, mesmo com pneus esportivos.

A despeito da alta área superficial específica, o produto é relativamente fácil de processar e permite um processo de produção eficiente e rápido na fabricação de pneus. “A demanda por SUVs está consistentemente em alta no mundo inteiro”, diz o Dr. Bernhard Schäfer, responsável pelo segmento Rubber Silica. “É por isso que foi particularmente importante responder aos impulsos do mercado e desenvolver um novo produto que já hoje cumpre os requisitos de amanhã”.

Uma vez que os Estados Unidos são o maior mercado de SUVs, a partir de agora o ULTRASIL® 7800 GR será produzido nesse país”. A Evonik respondeu à crescente demanda por sílica por meio da construção e uma nova fábrica em Charleston, Carolina do Sul, no sudeste do país. A nova planta de sílica de escala mundial deve iniciar suas operações em meados de 2018, quando também o ULTRASIL® 7800 GR passará a ser fabricado no local.

Foto: Divulgação Evonik