Especialistas alemães apoiam projeto em PE

Nesta semana, Brasil e Alemanha selaram mais uma parceria, dando início ao Projeto Innovate, cujo objetivo é a gestão das bacias hidrográficas brasileiras, com foco no reservatório de Itaparica, no nordeste do País. O encontro kick off aconteceu na segunda-feira (26), em Recife, e reuniu estudiosos brasileiros e alemães.

O Projeto Innovate também prevê a utilização do lodo do reservatório e de tanques de piscicultura em Itacuruba, na região do Submédio do São Francisco, na recuperação dos solos degradados do Sertão.  Estudiosos que participam do programa já coletaram as primeiras amostras do material e a perspectiva é que os primeiros experimentos sejam feitos até junho deste ano.

Os estudos também irão considerar a questão das mudanças climáticas no semiárido, do uso da água, da conservação da caatinga, a erosão, a salinização do solo e o emprego de agrotóxicos na região.

O Innovate deve durar três anos e contará com a participação de 50 profissionais. Ao todo, 19 doutorandos alemães e 20 brasileiros de diversas áreas como biodiversidade, recursos hidrícos, manejo de solo e planejamento estratégico participam da iniciativa que conta com o apoio dos ministérios de Ciência e Tecnologia do Brasil e de Educação Superior e Pesquisa da Alemanha.

SXC
SXC