Energias renováveis apóiam crescimento da Alemanha

Em um estudo publicado nessa quarta-feira (15), o Instituto Alemão de Pesquisas Econômicas em Berlim (DIW Berlin) concluiu que o desenvolvimento de energias renováveis irá proporcionar forte crescimento econômico e de consumo na Alemanha.


As estimativas alemãs são de que até 2030, 32% de toda a energia utilizada no país terá origem em fontes limpas. Segundo o estudo, nesse período, o setor de energias renováveis será responsável por um acréscimo de 3% sobre o PIB alcançado pelo país, em comparação àquele obtido caso não adotasse essa alternativa energética. Além disso, o consumo privado de energia aumentará em 3,5% com a adoção de fontes renováveis. Os investimentos privados em equipamento de energia limpa também deverão subir 6,7% até 2030.


O aumento do índice de empregabilidade dependerá especialmente das condições do mercado e do desenvolvimento da produtividade. Para Dietmar Edler, um dos autores do estudo “se for possível mobilizar trabalhadores suficientes para o crescimento do setor, haverá um aumento no índice de empregabilidade. Caso a produtividade por trabalhar cresça na mesma proporção que a economia, haverá pouca alteração no índice, mas não haverá diminuição, em nenhum dos cenários estudados”.


A pesquisa foi feita a partir de um novo modelo de previsão desenvolvido pelo DIW Berlin que contabilizou aspectos como investimentos em equipamentos e utilização de energias renováveis, bem como fatores que aumento do custo, além de descontos concedidos pela adoção dessa energia na rede elétrica. O estudo ainda levou em conta o câmbio e as relações internacionais.

SXC
SXC