Energia 100% renovável é meta da Alemanha

Um estudo do Centro de Pesquisa de Energias Renováveis FVEE (ForschungsVerbunds Erneuerbare Energien) concluiu que, até 2050, será possível obter 100% da energia de que a Alemanha necessita através de fontes renováveis.


A pesquisa, que compreende a demanda de todas as áreas principais (eletricidade, aquecimento e combustível), comprova que um sistema energético baseado na energia solar, eólica, hidráulica, de biomassa, geotérmica, etc., será possível se houver apoio do governo e esforços em pesquisas.


Para a adoção desse novo sistema haverá a necessidade de investimentos em infraestrutura, o que acarretará em custos mais altos num primeiro momento. No entanto, a geração de energia através de recursos naturais aliada a um sistema de distribuição seguro, aumenta a eficiência energética e apresenta, a longo prazo, custos mais baixos do que as alternativas tradicionais.


Em 2009, o consumo de energia na Alemanha ficou em 13.281 kJ (quilo-jaule), sendo que 9% desse total já era gerado através de fontes renováveis.


Os pesquisadores garantem que se o consumo for adaptado a smarts grids – redes de distribuição de eletricidade inteligentes que recorrem à novas tecnologias para reduzir o impacto ambiental – é possível alcançar um abastecimento de energia baseado em recursos naturais totalmente seguro.


O Ministro encorajou o instituto a aprofundar as pesquisas e formular um sistema de abastecimento de energia para a Alemanha até 2050, descrevendo todo o seu funcionamento, as tecnologias das quais necessita, o processo de migração de um sistema para o outro e as medidas políticas que deverão ser tomadas para que o plano possa ser colocado em prática.


Meta da UE


Em dezembro de 2008 a União Europeia estabeleceu três metas básicas com o objetivo de construir um futuro sustentável para a Europa: reduzir em 20% as emissões de gases causadores do efeito estufa, aumentar a utilização das energias renováveis (atualmente em 8,5%) em 20% e reduzir o consumo de energia também a esse patamar.

Ronald Upmann
Ronald Upmann