Empresa alemã traz gestão ambiental para o Brasil

Um programa de gerenciamento ambiental está sendo implementado em Santa Catarina por uma empresa alemã de consultoria, a Arqum GmbH, em parceria com instituições e empresas daquela região.


“O objetivo do projeto é, juntamente com as empresas, desenvolver e adotar medidas, que visam o aumento da eficiência do uso de recursos”, explicou o representante da Arqum, Jens Haubensak, durante sua apresentação na conferência Ecogerma 2011.


O conceito trazido para o Brasil se baseia no projeto ECOPROFIT, da mesma consultoria, implementado pela primeira vez no final de 1996 em Munique. Depois se espalhar pela Alemanha, o programa também foi introduzido na Índia e na China antes de chegar ao Brasil.


No País, a rede empresarial de recursos e eficiência energética já conta com a participação de dez firmas e instituições, entre elas, SENAI, Whirlpool, Baumgartner e Cia. Hering. Para cada uma das empresas são desenvolvidos medidas que ajudam, por exemplo, no aumento da eficiência energética, na redução de CO² e no reaproveitamento do lixo.


O trabalho desenvolvido envolve a consultoria individual dirigida, assim como a realização de workshops com participação de especialista em tecnologia ambiental e seminários sobre gerenciamento ambiental. Um dos principais aspectos abordados durante estes eventos são as vantagens ecológicas, mas também econômicas da proteção sistêmica e abrangente do meio ambiente.


“Para garantir o sucesso do projeto, é importante que as organizações participantes conheçam a rentabilidade dessas medidas”, afirma o empresário alemão. Outro importante aspecto do programa é o intercâmbio entre as empresas e a possibilidade de aprenderem umas com as outras.


O empresário anunciou que está tratando com empresas de São Paulo para desenvolvimento de uma nova rede de eficiência do uso de recursos e espera nos próximos dois anos alcançar o mesmo sucesso que teve com o projeto nos outros países de atuação.

Câmara Brasil-Alemanha / Agência Imagem
Câmara Brasil-Alemanha / Agência Imagem