Empoderamento de jovens é foco de projeto da Aldeias Infantis SOS

empoderamento-jovens-Aracoiaba-pe-02_aldeinas-infantisA organização humanitária internacional Aldeias Infantis SOS Brasil promoveu no dia 7 de dezembro a aula inaugural do projeto SONHAR – Planejando Vidas em Pernambuco. O projeto, uma parceria com a Fundacion Mapfre, promoverá o desenvolvimento e empoderamento de 500 jovens em Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte.

Em Pernambuco, as atividades do projeto serão realizadas na cidade de Araçoiaba, que atenderá 200 jovens entre 15 e 17 anos, estudantes de escolas públicas do município. O projeto SONHAR oferece formações diárias no centro social da Aldeias Infantis SOS da cidade, além de mini cursos técnicos ministrados por voluntários e visitas a empresas parceiras. “Esperamos contribuir para o desenvolvimento humano dos jovens para eles reconhecerem seu potencial,” fala Alberes Mendonça, gestor da Aldeias Infantis SOS Pernambuco.  

A aula inaugural trouxe para os jovens a reflexão sobre autoestima e a necessidade que todos temos de sonhar com uma vida melhor. “Achamos importante trazer esta temática já que observamos que a maioria das crianças e jovens que vivem aqui não tinham um sonho de vida”, recorda Josiane Silva, coordenadora do projeto.

O município tem um dos menores índices de Desenvolvimento Humano do estado e a população apresenta alto percentual de analfabetos, desempregados, sendo a fome algo presente no dia a dia de grande parte da população. De acordo com Alberes Mendonça, o projeto SONHAR oferece ferramentas para que jovens do município possam vencer os obstáculos enfrentados em situações de vulnerabilidade social e possam ter oportunidades para ingressar no mercado de trabalho de forma mais produtiva e positiva. 

Foto: Divulgação Aldeias Infantis SOS