Elevadores oferecem soluções sustentáveis

Tendência mundial no setor da construção civil, o conceito de green building (construção verde) ganha cada vez mais adeptos. Reduzir o uso de recursos não-renováveis e minimizar o impacto ambiental causado pelas obras tem sido a busca dos grandes empreendimentos, que não são mais exclusividade das grandes metrópoles.


A cidade de Ribeirão Preto, no interior do Estado de São Paulo, ganhará, ainda em 2010, um edifício comercial de 25 andares dotado de alta tecnologia, o Times Square Business. Parte da inovação do empreendimento está nos oito elevadores que atenderão à demanda de pessoas que irão circular pelo edifício. Equipados com sistemas de antecipação de chamada e destino e sistemas regenerativos de energia, eles serão os primeiros elevadores ecoeficientes instalados na cidade.


A responsável por levar essa tecnologia à capital do agronegócio do estado é a alemã Thyssenkrupp Elevadores, que oferece no mercado brasileiro modelos de elevadores com sistema regenerativo de energia, iluminação a LED, máquinas sem engrenagem e sistemas de distribuição de chamadas. São todas tecnologias inovadoras mas que também incorporam conceitos de preservação do meio ambiente.


Cultura Empresarial


Sustentabilidade é uma preocupação antiga da companhia, cuja holding tem sede na Alemanha. Na planta fabril em Guaíba, Rio Grande do Sul, mais de 650 funcionários se envolvem na sua busca e atuam em grupos voluntários. A coleta seletiva, a reciclagem de resíduos sólidos, o tratamento de efluentes e de esgoto sanitário já fazem parte do dia-a-dia da empresa há muitos anos. Essa preocupação também está presente no desenvolvimento e na montagem dos elevadores. O objetivo é torná-lo sustentável com medidas de curto, médio e longo prazos.


“É importante ter uma cultura de sustentabilidade dentro da companhia e não só produzir elevadores ecoeficientes”, afirmou Paulo Henrique Estefan, diretor comercial da Thyssenkrupp Elevadores do Brasil, em entrevista ao BRASIL ALEMANHA NEWS.


Tecnologias ecoeficientes


Destaques nos produtos da ThyssenKrupp são o sistema regenerativo e o sistema de antecipação de chamada e destino.


O sistema regenerativo filtra a energia produzida pelo elevador em movimentação e a devolve à rede do próprio condomínio, para movimentar outros elevadores ou para a utilização no próprio prédio – iluminação, ar-condicionado, entre outros.


A tecnologia está disponível em todos os elevadores de alta velocidade e que têm mais de 40 KW de potência da marca, ou seja, capazes de transportar mais de 14 pessoas. Em São Paulo, os edifícios Eldorado Business Tower e da Torre São Paulo já possuem essa tecnologia. No Rio de Janeiro, os elevadores do Ventura Corporate Towers contam com esse sistema.


Já o sistema de Antecipação de Chamadas e Destino (ADC XXI) é aplicado principalmente em prédios comerciais, onde o fluxo de passageiros é intenso. Ele aumenta a capacidade de transporte de um conjunto de elevadores e economiza até 30% de energia. A partir de um terminal inteligente, o passageiro informa, antes de entrar no elevador, o andar para o qual deseja ir. O sistema então indica a qual elevador ele deverá se dirigir, agrupando no mesmo elevador, todos os passageiros que vão para o mesmo andar.


A vantagem das novas tecnologias é que elas não impactam no custo do produto. “Todo novo produto que desenvolvemos, tem que ter o mesmo custo dos elevadores que já produzidos” salienta Estefan.

Divulgação / Thyssenkrupp Elevadores
Divulgação / Thyssenkrupp Elevadores