Eficiência Energética: em busca de gestores de energia


Está claro que o assunto “Eficiência Energética” está em pauta e é preciso conhecimento e estratégias para alcançar o sucesso nesse importante contexto. Com foco na capacitação de profissionais que atuam em produção, distribuição, controle, conservação e consumo de energia elétrica, a Câmara Brasil-Alemanha e o Instituto Superior de Inovação e Tecnologia (Isitec) promovem uma aula aberta sobre Eficiência Energética, no dia 11 de junho.


O evento, que é voltado para os interessados em conhecer mais detalhes do programa European Energy Manager – Pós-graduação em Gestão de Energia (Eurem), é gratuito. O curso é um treinamento com abordagens práticas cujo objetivo é capacitar profissionais para que atuem como verdadeiros gestores de energia. Os alunos terão dupla certificação, com reconhecimento no Brasil e na União Europeia.


A aula acontece no Isitec, em São Paulo, no dia 11 de junho às 19h e será possível conhecer mais sobre a situação atual desse setor no Brasil. A palestra “Cenário e desafios relacionados à eficiência energética e o curso Eurem” será ministrada por Lineu Belico Reis, engenheiro eletricista e professor da Universidade de São Paulo (USP) e do Eurem. A programação conta ainda com uma apresentação de Daniely Andrade, diretora de Meio Ambiente, Energias Renováveis e Eficiência Energética da Câmara Brasil-Alemanha SP; e de José Marques Póvoa, coordenador do Eurem e diretor do Isitec. Após as apresentações, os participantes poderão esclarecer suas dúvidas junto à organização do curso.


Sobre o Programa


Eurem é um treinamento padronizado de Educação Continuada, que propõe aperfeiçoar as habilidades dos estudantes na área de melhoria da eficiência energética. O programa foi criado em parceria com o Intelligent Energy Europe Programme (IEE), da União Europeia. Oferecido em 27 países, o programa abrange quase todas as questões relevantes situadas na área de energia, que de uma forma ou de outra afetam as empresas.


O curso utiliza o ‘energy concept’ que garante a prática imediata dos conhecimentos adquiridos no treinamento. Através desta ferramenta um projeto concreto para a empresa já se inicia durante o período de aprendizagem. Este projeto prático é trabalhado utilizando o conteúdo estudado nos módulos/seminários: análise, possibilidades de otimização e cálculo de economia. A metodologia do ‘energy concept’ garante um rápido retorno no aprendizado, ação visível e o retorno do investimento correspondente. O trabalho final do treinamento é a apresentação do ‘energy concept‘ concluído.


O curso é voltado para graduados na área de Engenharia, Economistas e Executivos com interesse na área de produção, distribuição, controle e consumo de energia elétrica, visando sua utilização eficiente e com qualidade. As aulas começam em agosto, com carga horária total de 360 horas.


Serviço
Aula Aberta – Eficiência Energética
Data: 11 de junho de 2015, das 19h às 21h30
Local: Isitec – Rua Martiniano de Carvalho, 170, Bela Vista, São Paulo – SP
Inscrições: (11) 3254.6874 ou pos@isitec.edu.br
Informações sobre o curso European Energy Manager, clique aqui!


 

Shutterstock
Shutterstock