Ecogerma discute sustentabilidade nas megacidades

Com objetivo de buscar soluções para os gargalos ambientais das metrópoles brasileiras, a Câmara Brasil-Alemanha (AHK) promoverá, em São Paulo, entre os dias 30 de junho e 01 de julho a terceira edição da conferência Ecogerma.


O evento voltado a gestores públicos, técnicos em meio ambiente, empresários e especialistas em sustentabilidade, além do público em geral, contará com uma série de painéis relacionados aos problemas urbanos da atualidade. Entre os temas programados para os debates estão gestão de recursos hídricos, destinação de resíduos, conservação de energia, eficiência energética, entre outros.


As palestras conduzidas por especialistas brasileiros e alemães também reservarão espaço para discussão de parcerias público-privadas para gestão dos recursos ambientais e um painel sobre construção sustentável (green buildings). A abertura ainda poderá contar com as presenças do vice-ministro do Meio Ambiente da Alemanha, Jürgen Becker, e da ministra do Meio Ambiente do Brasil, Isabella Teixeira.


“A expectativa é que especialistas brasileiros e alemães compartilhem suas experiências e apontem caminhos sustentáveis para os centros urbanos. Vale destacar que a preparação das metrópoles para os eventos internacionais que ocorrerão no Brasil, como a Copa do Mundo 2014 e Jogos Olímpicos 2016, aumenta a preocupação com sustentabilidade. Mobilidade urbana, infraestrutura, recursos hídricos e iniciativas para redução da emissão de gases estão entre as exigências de investimento e são temas que a Ecogerma se propõe a endereçar”, afirma Ricardo Rose, diretor do Departamento de Meio Ambiente da AHK.


Prêmio “Ecogerma-von Martius”


As bases para o novo prêmio Ecogerma-von Martius, que será entregue a partir de 2012, serão apresentadas na abertura do congresso Ecogerma. A atualização da premiação dá continuidade a sua trajetória bem-sucedida de 11 anos, em que reconhece projetos indutores do desenvolvimento socioeconômico e cultural, alinhados ao conceito de sustentabilidade.


“Desde 2000, quando realizamos a sua primeira edição, houve muitas mudanças no mercado ambiental: o conceito de sustentabilidade foi ampliado, cresceu a importância e a preocupação com as mudanças climáticas, enfim, todo o conhecimento envolvendo questões ambientais evoluiu e aprimorou-se. As bases do novo prêmio Ecogerma-von Martius são um reflexo disso”, explica o Diretor de Comunicação Social Mercosul da Câmara Brasil-Alemanha, Eckart-Michael Pohl.


Serviço


Serviço Conferência Ecogerma 2011 – Sustentabilidade e Megacidades


Quando: dias 30 de junho a 01 de julho, das 8h30 às 17h30


Onde: Club Transatlântico – Rua José Guerra, 130 – Chácara Santo Antônio, São Paulo


Investimento: Gratuito / Vagas Limitadas / Necessária Inscrição Prévia


Informações: http://www.ahkbrasil.com/upload_arq/Programa%20Ecogerma%202011.pdf

Reprodução/ AHK
Reprodução/ AHK