Ecogerma discute crescimento sustentável

A Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha realiza nos dias 22 e 23 de junho o Ecogerma 2010, no Club Transatlântico, em São Paulo, evento organizado pelo Ministério Federal dos Transportes, Construção e Desenvolvimento Urbano da Alemanha e que tem o apoio da Agência de Energia da Alemanha – dena (Deutsche Energie Agentur GmbH) – e da Fundação Konrad Adenauer (Konrad Adenauer Stiftung). O congresso é gratuito, porém com vagas limitadas. As inscrições podem ser feitas no site www.ecogerma.com.


Durante dois dias, especialistas brasileiros e alemães discutirão questões como eficiência energética na construção, inovação por meio de logística verde, conceitos sustentáveis para grandes eventos esportivos, divididos em seis paineis. Essa será a segunda edição do congresso que terá na cerimônia de abertura a presença do Secretário do Ministério Federal de Transportes, Construção e Desenvolvimento Urbano da Alemanha, Rainer Bomba.


“As discussões, soluções e negócios apresentados na primeira edição do Congresso Ecogerma superaram todas as expectativas e o objetivo é que a segunda edição do encontro reúna conhecimento e informações capazes de direcionar de uma forma ainda mais sustentável os negócios de infraestrutura, logística e energia no Brasil”, afirma o Presidente da Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo, Weber Porto.


Mobilidade e Sustentabilidade


O congresso apresentará oportunidades para o crescimento sustentável em centros urbanos, soluções tecnológicas, políticas governamentais e empresariais nas áreas de eficiência energética e transportes. A mobilidade será um dos temas mais discutidos, já que os grandes centros urbanos têm em comum o aumento do tráfego, com forte impacto na qualidade de vida das pessoas.


Soluções mais limpas para o transporte de passageiros e mercadorias também serão amplamente debatidas. A Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016 ganharão destaque com um painel específico para discutir a sustentabilidade em grandes eventos. Empresários e autoridades alemãs e brasileiras discutirão a aplicação no Brasil dos modelos sustentáveis usados pelos europeus na Copa de 2006.


A Alemanha é líder no setor de desenvolvimento de tecnologias e produtos sustentáveis, com 30% de participação no mercado mundial de geração de energias renováveis, 25% no comércio de tratamento de resíduos e tecnologias para reciclagem e 20% nos negócios de mobilidade. Em 2009, 16% do total da eletricidade gerada na Alemanha foram provenientes de fontes renováveis e a expectativa é que esse número suba para 30% em 2020.


O país também detém know-how no desenvolvimento de grandes eventos sustentáveis, em virtude de sua experiência na realização da Copa do Mundo de 2006, uma referência mundial na execução de eventos.


Painéis Ecogerma 2010


Dia 22 de junho, terça-feira


Abertura – 9h-9h40


Painel 1: Oportunidades para o crescimento sustentável, inovação e mudanças climáticas nos centros urbanos do Brasil (9h40-11h50)


Painel 2: Transporte de Alta Velocidade – Tecnologia Maglev (13h30-15h30)


Painel 3: Eficiência Energética na Construção (13h30-15h30)


Dia 23 de junho, quarta-feira


Painel 4: Copa 2014/ Olimpíada 2016: Conceitos Sustentáveis para Grandes Eventos Esportivos (9h-21h)


Painel 5: Inovação por Logística Verde – Oportunidades para o Transporte Interno (13h30-15h40)


Painel 6: Planejamento de Transportes Sustentáveis entre Governo e Sociedade Civil (13h30-15h40)


Para mais informações sobre o evento, acesse www.ecogerma.com ou o do site da Câmara http://www.ahkbrasil.com


Agenda


Ecogerma 2010


Local: Club Transatlântico – Rua José Guerra, 130, em São Paulo.


Data: dias 22/06, das 8h30 às 16h, e 23/06, das 8h30 às 16h.


 Gratuito. Inscrições no site: http://www.ecogerma.com/

Reprodução/AHK
Reprodução/AHK