DHL forma jovens carentes


A DHL Supply Chain, em parceria com o Projeto Formare, realizou, no último mês, em Louveira, interior de São Paulo, a formatura da 6ª turma da Escola Formare-DHL, que contou com a participação de 18 estudantes do ensino médio de escolas públicas. O Projeto Formare foi criado pela Fundação Iochpe e implantado em diversas companhias por meio de parcerias. Ele é responsável por proporcionar educação para a vida profissional de jovens com idades entre 16 e 17 anos, de famílias de baixa renda. No caso da DHL, todos os formandos também foram contratados e terão a oportunidade de começarem suas carreiras profissionais na empresa.


Para Javier Bilbao, presidente da DHL Supply Chain, o número de estudantes formados pelo Projeto Formare-DHL demonstra o nível de aproveitamento e também a qualidade do ensino proporcionado, já que todos os jovens foram contratados pela empresa. “A parceria com o Formare mostra a seriedade com a qual a DHL trata a questão social através do programa GoTeach, que é o pilar que reúne todos os programas educacionais da companhia e como atuamos nas comunidades locais. As aulas oferecidas são ministradas por educadores voluntários internos, que projetam os jovens para o mercado de trabalho”, ressalta.


Em seis anos de existência em Louveira, a Escola Formare-DHL já formou mais de 113 alunos. Além do ensino complementar, o Formare atua como integrador entre a sociedade e o mundo corporativo, permitindo que jovens egressos de famílias carentes recebam informações e instruções diferenciadas que os coloque em melhores condições de entrar no mercado de trabalho.


“Em Louveira nós apostamos nas pessoas. Fico feliz em ver empresas como a DHL procurando capacitar os jovens. A única coisa que levamos deste mundo é o conhecimento e a base para o sucesso profissional é o estudo”, ressalta o prefeito de Louveira, Nicolau Finamore Junior.


Conforme João Barboza, gerente sênior de Recursos Humanos da DHL Supply Chain, muito embora o objetivo seja preparar o jovem para entrar no mercado de trabalho e atuar em qualquer empresa, a maioria tem ficado na própria DHL. “Temos um índice excepcional de 90% de aproveitamento dos alunos”, afirma.


Durante um ano, os alunos recebem educação complementar em diversas disciplinas, entre elas, comunicação, matemática, informática e processos logísticos, incluindo prática profissional dentro das operações da DHL. Ao se formar, recebem diploma de Assistente de Operações em Centros de Distribuição, com reconhecimento do MEC e tem como opção entrar em um processo seletivo na DHL para seguir carreira ou tentar uma nova oportunidade no mercado.


A DHL Supply Chain conta com três Escolas Formare, localizadas em Louveira (SP), Osasco (SP) e em Itatiaia (RJ). Anualmente, a empresa forma 60 adolescentes.


“A empresa tem segurança que está investindo em um projeto que pode transformar pessoas através da educação e que, consequentemente, elas poderão transformar o mundo. É gratificante ver o quanto o educador se sente realizado ao perceber que está ajudando os jovens com a simples tarefa de promover o aprendizado”, finaliza Barboza.

Divulgação DHL
Divulgação DHL