Deutsche Bank terá sede “verde” em Frankfurt

A transformação da sede do Deutsche Bank, no coração de Frankfurt, em um “edifício verde” já está sendo considerada um modelo para a próxima geração de construções empresariais. Além de tornar o prédio de 155 metros de altura um complexo altamente moderno e ecoeficiente, o desafio maior foi realizar a obra a partir de um prédio que já existia, reaproveitando o máximo possível da estrutura.


Graças ao trabalho conjunto entre o banco, arquitetos, técnicos e engenheiros, chegou-se a um resultado surpreendente: foi possível reduzir o uso de energia na obra em 50%. O consumo de água também foi enxugado em 70% e as emissões de CO² foram praticamente zeradas (90%). Outro número impressionante é a taxa de reaproveitamento de material durante a fase de demolição. Das 30,5 mil toneladas, apenas 2% não pôde ser reaproveitada.


Isso mostra que o meio ambiente não é o único a se beneficiar das reconstruções eficientes e das construções sustentáveis – há um mercado promissor para novas áreas industriais “Made in Germany”, cuja tecnologia já está sendo observada por diversos países. Outra vantagem é que, em geral, edifícios com a certificação LEED (Leadership in Energy and Environment Design), já possuem custos operacionais mais baixos e um rápido retorno do investimento.


A obra, que foi iniciada em 2007, será finalizada no final deste ano. As “Torres Verdes”, como serão chamadas, foram projetadas pelo arquiteto Mario Bellini, cujo escritório é baseado em Milão e possuem telhado de vidro. O conceito de transparência permite entrada abundante de luz. O desenvolvimento também foi feito em parceria com a cidade de Frankfurt, para garantir uma boa interação com o espaço urbano e a interligação eficiente com o transporte público.

Reprodução/Projeto DB
Reprodução/Projeto DB