Curitiba é a cidade mais “verde” do continente

Curitiba ficou em primeiro lugar no Latin America Green City Index (Índice de Cidades Verdes da América Latina), feito pela Siemens e pelo grupo da revista inglesa The Economist, para apontar as cidades mais ambientalmente sustentáveis do continente.


A Siemens contratou a Economist Intelligence Unit (Unidade de Inteligência da Economist) para desenvolver o estudo, o primeiro já feito na América Latina sobre cidades e sustentabilidade com essa amplitude. A premiação foi divulgada na Cidade do México, durante a Cúpula Mundial de Prefeitos sobre o Clima, no último domingo (21).


A capital paranaense ficou à frente de cidades como Buenos Aires, Santiago, Medellín, Bogotá, Quito, Guadalajara, Monterrey, Puebla, Cidade do México, Lima, Montevidéu, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília e Porto Alegre. “O Índice de Cidades Verdes da América Latina ajudará as cidades a aprenderem mais umas com as outras, e forma uma base objetiva para a troca de ideias a respeito de estratégias bem-sucedidas”, disse Peter Löscher, presidente da Siemens.


O estudo na América Latina envolveu cidades de oito países e permitiu uma avaliação de itens como transporte, qualidade do ar, energia e emissões de CO2, coleta de lixo, saneamento, água, gestão ambiental e uso do solo. O Green Index verificou se o desempenho das cidades está abaixo da média, na média, acima da média ou bem acima da média. Curitiba foi a única cidade com classificação bem acima da média.

Divulgação/Prefeitura Curitiba
Divulgação/Prefeitura Curitiba