Continental Pneus apoia projeto de preservação

A Continental Pneus do Brasil anunciou apoio à Associação Caatinga (www.acaatinga.org.br) para o desenvolvimento de um projeto de conservação do tatu-bola (Tolypeutestricinctus) visando à manutenção da espécie na natureza e a redução de seu risco de extinção. A iniciativa conta com a parceria da The Nature Conservancy, do grupo de especialistas de tamanduás, preguiças e tatus/ASASG da International Union for Conservation of Nature, bem como o apoio do Ministério do Meio Ambiente e do Ministério do Esporte.

Também patrocinadora oficial da Copa do Mundo FIFA 2014, a empresa reconhece a importância de apoiar o projeto da Associação Caatinga em relação
ao mascote oficial da próximo torneio mundial de futebol, Fuleco, um tatu-bola, espécie exclusiva da fauna brasileira. Dotado de uma carapaça formada por três cintas móveis – vem daí o nome tricinctus – ele tem a curiosa habilidade de assumir o formato de uma bola quando se sente ameaçado, podendo ficar assim por um período de 20 a 30 minutos.

Com duração prevista de dez anos, o projeto da Associação Caatinga tem entre seus objetivos gerar conhecimento atualizado sobre a ecologia e distribuição da espécie, identificar áreas prioritárias para a sua conservação, criar Unidades de Conservação e corredores ecológicos, tornar mais conhecidos o tatu-bola e os ambientes naturais nos quais ele ocorre e promover ações de educação ambiental para a sensibilização da sociedade.

“Realizaremos um levantamento detalhado para mapear as áreas de ocorrência do tatu-bola, que são basicamente os biomas Caatinga e Cerrado, tendo foco nos estados do Ceará e do Piauí, promoveremos estudos sobre os seus hábitos, desenvolvendo ações de conservação a partir da Reserva Natural Serra das Almas e também ações de educação ambiental”, explica Rodrigo Castro, biólogo e secretário-executivo da Associação Caatinga.

“O apoio da Continental a essa iniciativa integra a filosofia da empresa de preservação dos recursos naturais e de cuidado com o meio ambiente. Esperamos que ele contribua para a redução do risco de extinção dessa espécie exclusivamente brasileira”, comenta Renato Sarzano, diretor-superintendente e responsável pelas operações da Continental Pneus no Mercosul.

A Associação Caatinga, com sede em Fortaleza, é uma entidade não-governamental, sem fins lucrativos, fundada em 1998 com a missão de conservar a biodiversidade do bioma caatinga, desenvolver projetos para a criação e gestão de áreas protegidas e fomentar a pesquisa, a educação ambiental e a disseminação de tecnologias sustentáveis para a conservação do ambiente. Suas ações vêm sendo multiplicadas por uma rede de importantes parceiros abrangendo universidades, órgãos técnicos e de financiamento, proprietários rurais e agricultores familiares, empresários, organizações do terceiro setor e instituições governamentais.

Continental
Continental