Conferência Nexus debate soluções para economia verde


Acontece a partir de hoje (16) a "Conferência sobre Água, Energia e Segurança Alimentar Nexus – Soluções para a Economia Verde", em Bonn, na Alemanha. Trata-se de um evento preparatório para a Rio +20, do qual participam 500 representantes das áreas de economia, política, sociedade civil, ciência e das Nações Unidas para debater os desafios ecológicos e econômicos em função da crescente demanda mundial de água, energia e alimentos.



O objetivo principal da conferência é desenvolver novas abordagens para ação, focando na interdependência entre estes três recursos. Outro foco de debate será a identificação de incentivos e melhores condições estruturais que contribuam para a transformação econômica mundial em direção a uma "economia verde".



"A crescente demanda por energia, alimentos e água potável deverá agravar ainda mais a crise de recursos", advertiu o grupo ambientalista WWF (World Wildlife Fund) na abertura do encontro. Com o crescimento da população mundial, do desenvolvimento econômico e as mudanças climáticas, aumenta também a lacuna entre a demanda e a oferta dos recursos naturais e, segundo cálculos da WWF, para atender as necessidades já existentes, seria necessário um segundo planeta.



"Estamos atualmente vivendo do nosso capital natural. No futuro, alimentos e recursos escassos, como água e solo, devem ser distribuídos de forma mais justa e, acima de tudo, utilizados de forma mais eficiente", declarou Martin Geiger, Chefe do Departamento de Água Doce da WWF na Alemanha.  



Na conferência em Bonn, o governo alemão pretende formular recomendações políticas de como garantir o abastecimento energético, de água e de alimentos. Além disso, os representantes alemães visam desenvolver iniciativas concretas que promovam a consciência sobre as matérias-primas e coloquem as ideais formulados em prática. O melhoramento do acesso ao abastecimento de água, energia e alimentos, a obtenção de mais riquezas com menos recursos e investimentos para a conservação dos serviços de ecossistema são algumas das ações que deverão ser transformadas em iniciativas.    



O evento é organizado pelos ministérios Federal do Meio Ambiente, Conservação da Natureza e Segurança Nuclear (BMU, sigla no alemão) e  para Cooperação Econômica e Desenvolvimento (BMZ, sigla no alemão) da Alemanha e vai até esta sexta-feira (18). A Conferência da ONU sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio + 20, acontecerá em 2012, no Rio de Janeiro.

AHK
AHK