Competição engaja jovens no desenvolvimento sustentável

shutterstock_133717982A Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2015, são um conjunto de metas que visam o desenvolvimento sustentável tanto em questões econômicas quanto na inclusão social e na proteção ao meio ambiente.

Reconhecendo o importante papel da juventude de hoje na implementação dos ODS, o Banco Mundial e o Centro Zicklin para Pesquisa de Ética Empresarial da Wharton School (“Zicklin Center for Business Ethics Research na Wharton School”, no inglês), na Universidade da Pensilvânia, criaram o programa “Ideas for Action”. A ação, que tem como parceira a Câmara Brasil-Alemanha, é uma competição juvenil centrada no financiamento do desenvolvimento sustentável, além de ser uma forma de incentivar o diálogo global entre jovens de todos os países.

A competição, que acontece anualmente, oferece a oportunidade de ajudar a moldar a agenda internacional de desenvolvimento e de desempenhar um papel ativo na mudança global, a partir de ideias de alunos e jovens profissionais de todo o mundo para financiar a nova agenda da ONU.

Para participar, as equipes devem ter de dois a seis membros, que tenham entre 14 e 35 anos, e podem ser formadas em escolas, instituições e empresas de qualquer país e nacionalidade.

As iniciativas serão selecionadas por acadêmicos e profissionais da área, tanto do setor público quanto do privado. Os vencedores apresentarão suas ideias nas Reuniões Anuais do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Banco Mundial, receberão apoio de uma incubadora de projetos na Wharton School e terão a oportunidade de fazer networking com figuras importantes do desenvolvimento internacional, da Academia e de empresas do mundo inteiro.

As propostas podem ser enviadas no formato Microsoft Word ou PDF, até às 23h59 (PST) do dia 28 de fevereiro de 2018, por meio do link. O anúncio dos selecionados acontece no início de abril e dos vencedores, dia 31 de maio de 2018.

Para mais informações sobre o programa, acesse: http://www.ideas4action.org/2018-competition/

Foto: Shutterstock