Apps mapeiam ataques homofóbicos e violência contra a mulher

A empresa Comparex, provedora global de serviços de TI especializada na gestão de software, gerenciamento de soluções de licenciamento e consultoria especializada em projetos, em parceria com a Microsoft, o Catraca Livre e o Instituto Eldorado, ajudou a lançar dois aplicativos que mapeiam a violência contra mulheres e os ataques contra a comunidade LGBT.

O primeiro, chamado “Assédio Zero”, ajuda mulheres a identificar lugares com maior índice de assédio e risco de violência. A iniciativa tem como objetivo contribuir positivamente com o combate à violência contra a mulher. De acordo com informações divulgadas pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, a cada 11 minutos uma mulher é estuprada no Brasil.

O aplicativo funciona da seguinte forma: quem o acessa, consegue posicionar o marcador de localização no mapa e selecionar o tipo de agressão – física ou verbal. Os dados coletados são diretamente enviados e armazenados na plataforma em nuvem da Microsoft. Desta maneira, outras mulheres terão acesso ao mapa de calor e poderão identificar facilmente os pontos violentos de cada região. Além disso, podem receber alertas sobre os ataques em tempo real, informações que podem ser úteis para ações de segurança pública.

O “Assédio Zero” já está disponível para Android e, em breve, estará disponível para iOS e Windows Phone.

Usando a mesma base tecnológica, a Microsoft lançou em maio o aplicativo Espaço Livre, que traça o “mapa da homofobia” a partir de denúncias de agressões que ferem os direitos de ir e vir da comunidade LGBT.

Com o “Espaço Livre” os usuários podem registar diretamente em um mapa o ponto específico do fato ocorrido e os dados coletados, que ficam armazenados na plataforma de nuvem da Microsoft, e produzem um mapa de calor onde é possível identificar facilmente os pontos mais violentos de cada região.

Para utilizar o aplicativo não é necessário cadastro e o acesso é totalmente anônimo. O usuário precisa apenas posicionar o marcador de localização no mapa e então selecionar o tipo de agressão, podendo ser física ou verbal. Assim que o registro for efetuado, a informação estará disponível para todos os usuários do aplicativo, que podem receber mensagens e avisos sobre ataques em tempo real.

Foto:Shutterstock