Comissão Europeia quer adotar economia sustentável

Querendo reduzir os impactos ambientais, a Comissão Europeia (CE) elaborou um plano de ação, intitulado “Inovar para o Crescimento Sustentável: uma Bioeconomia para a Europa”, baseado na adaptação da economia europeia à extensa utilização dos recursos renováveis biológicos e de resíduos.

A medida prevê ações no âmbito da segurança alimentar, além de contemplar a geração de energia limpa e produção industrial, com financiamento da União Europeia (UE), dos países e de instituições privadas.

Segundo a CE, os três aspectos principais da iniciativa são: desenvolvimento de novas tecnologias e processos para a bioeconomia, criação de mercado e competitividade no setor e estímulo à ação conjunta de políticos e líderes de outros segmentos.

“A Europa precisa fazer a transição para uma economia pós-petróleo. Usar mais recursos renováveis já não é apenas uma opção, mas uma necessidade. Temos que conduzir esta mudança tendo pesquisas e inovação como nosso motor. Isso é bom para o meio ambiente, para nossa segurança alimentar e energética, e para a competitividade da Europa no futuro”, declarou a comissária europeia para a Investigação, Inovação e Ciência, Máire Geoghegan-Quinn.

De acordo com a UE, a bioeconomia já movimenta cerca de € 2 trilhões e emprega mais de 22 milhões de pessoas, o que corresponde a 9% dos empregos do bloco, alocados principalmente nas áreas de agricultura, silvicultura, pesca, alimentos, produção de celulose e papel, além das indústrias química, de biotecnologia e energia.

O plano de ação será apresentado para os membros do Conselho de Competitividade da União Europeia no dia 21 de fevereiro.

Creative Commons/ Photologue_np
Creative Commons/ Photologue_np