Comissão Europeia cria parceria para setor de águas


Com o intuito de enfrentar os desafios relacionados à gestão das águas, a Comissão Europeia (CE) propôs a criação de uma Parceria Europeia de Inovação em Água (EIP, na sigla em inglês).



O projeto acredita que, reunindo todos os atores relevantes para a manutenção dos recursos hídricos – como o setor de águas, as pequenas e médias empresas, as comunidades científicas, os governos locais, as indústrias e o setor financeiro –, será mais fácil acelerar o desenvolvimento e a adoção de soluções inovadoras para este fim.



Para definir as principais áreas de atuação do EIP, será desenvolvido um Plano de Implementação Estratégica em conjunto com as principais partes interessadas, alinhando as atividades e resultados existentes na União Europeia como um todo e nos níveis nacional e regional.



 “A parceria ajudará a garantir que possamos continuar a fornecer água potável, disponível e acessível para todos, apoiando o desenvolvimento de soluções inovadoras para lidar com os desafios, também com o objetivo de posicionar a Europa como um líder mundial em tecnologia de água e serviços”, declarou o comissário para o Ambiente da CE, Janez Potocnik.



Com essa ação, a Comissão Europeia pretende alcançar a completa remoção de barreiras à inovação para gestão das águas em regiões urbanas, rurais e na indústria. Além disso, a expectativa é que sejam criados centros de inovação específicos para o setor conectados ao mercado, para desenvolver, testar e regulamentar novas soluções e produtos, eliminando obstáculos para a ação das empresas. 



Segundo a Comissão Europeia, um aumento de 1% na taxa de crescimento da indústria de águas na Europa pode criar até 20 mil novos postos de trabalho.



Agora, o documento de apresentação da Parceria Europeia de Inovação em Água será analisado pelo Conselho e pelo Parlamento Europeu. Se aprovado, contará com um grupo de trabalho para sua implementação, cujas atividades deverão ter início no começo de 2013.

Creative Commons
Creative Commons