Começa o Ano Internacional das Florestas

O ano de 2011 foi escolhido pela Organização das Nações Unidas (ONU) para ser o Ano Internacional das Florestas. Nesta segunda-feira (21), Dia Internacional das Florestas, foram iniciadas na Alemanha as comemorações relacionadas ao evento. O presidente Christian Wulff e a Ministra Ilse Aigner anunciaram em Berlim a série de acontecimentos no país, que se realizarão sob o slogan “Descubra nosso patrimônio Florestal”.

A Ministra Ilse Aigner afirmou que “a Floresta proporciona uma rica contribuição para o clima, meio ambiente e a biodiversidade. Paralelamente as indústrias de silvicultura e madeireira empregam cerca de 1,2 milhões de pessoas no país. Isso demonstra uma interligação entre a floresta o ser humano”. Para a Ministra essas duas demandas opostas precisam encontrar um equilíbrio.

A iniciativa, liderada pelo Ministério Federal da Alimentação, Agricultura e Defesa do Consumidor – BMELV, busca elucidar a importância das florestas e de seu manejo sustentável na redução da pobreza. Para a Alemanha, esse tema é extremamente importante já que 31% da área total do país é coberta por florestas em crescimento. Nos últimos 40 anos, essa cobertura aumentou de um milhão para 11 milhões de hectares.

Mais de 650 entidades estaduais e municipais, além de órgãos federais da economia, do meio ambiente e da sociedade participam da campanha. Os cidadãos também poderão tomar parte e aprender durante eventos sobre as funções e facetas das florestas que, na Alemanha, absorvem mais de 1,2 bilhões de toneladas de carbono e retêm anualmente 17 milhões de toneladas de CO2.

Mais informações no site da ONU

Erich Siegelhalter/STG
Erich Siegelhalter/STG