Colaboradores da DHL participam de ação voluntária da ONG TETO Brasil

dhlA DHL mobilizou suas três divisões no Brasil (Global Forwarding, Express e Supply Chain) para auxiliar a construção de 12 casas emergenciais para famílias que vivem em comunidades precárias de São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba e Salvador. A ação faz parte de uma parceria com a ONG TETO Brasil, cujo foco é buscar a superação da situação de pobreza em que vivem milhões de pessoas, por meio do engajamento comunitário e mobilização de voluntários. Com um modelo de intervenção focado no trabalho lado a lado com moradores das comunidades, a organização busca construir moradias mais dignas, dentre outras atividades.

Para a construção das casas, o TETO entra com o conhecimento técnico, a metodologia de intervenção e o relacionamento com os moradores; e o parceiro privado entra com recursos e mão de obra. A ONG já construiu mais de 4 mil moradias, sendo 2,5 mil no Brasil, e mobilizou 610 mil voluntários em toda a América Latina. Desde 2012, quando a DHL iniciou a parceria, 46 casas já foram construídas.

Neste ano, tomarão parte da iniciativa 102 colaboradores da DHL. Há, inclusive, uma fila de espera de pessoas que se candidataram a participar. Com o suporte do TETO, os funcionários da empresa foram orientados a construir casas de madeira e houve um processo de aproximação com as comunidades agraciadas. Os participantes passarão dois dias nas áreas onde haverá construção. A comunidade de Verdinhas, localizada na Zona Leste da capital paulista, receberá o maior número de construções (cinco).

Segundo Cindy Haring, CEO da DHL Global Forwarding Brasil:  “O impacto positivo desta iniciativa nos levou a expandir a construção das casas para outros estados. Assim, atingimos mais comunidades necessitadas e damos a oportunidade para que colaboradores de outras cidades também participem. Certamente, esta é uma experiência muito gratificante que contribui para nossa formação pessoal, profissional e que fortalece o compromisso da DHL com a sociedade”.

O Presidente da DHL Supply Chain Brasil, Javier Bilbao, ressalta também que, este ano, a iniciativa abre o mês do voluntariado da DHL no Brasil. “Anualmente, o grupo Deutsche Post DHL celebra o Mês do Voluntariado em setembro, promovendo uma série de ações em prol da comunidade em mais de 100 países. Em 2016, dado seu impacto e envolvimento maciço de colaboradores, a construção das casas dará a largada à celebração”. Bilbao completou: “De fato, trata-se de um momento muito especial. É comum ouvirmos que o contato com as famílias carentes, que também participam da construção e preparam o almoço para todos os envolvidos, proporciona novas perspectivas sobre questões pessoais e profissionais”.

“É muito gratificante participar de um projeto tão enriquecedor como esse. É nítido o entusiasmo e a dedicação dos nossos colaboradores com o objetivo de ajudar cada vez mais as comunidades carentes, por meio da construção de novas moradias, beneficiando diretamente famílias em situação de alta vulnerabilidade social. É por ações sociais como estas que disseminamos em todos os colaboradores DHL o espírito Go Help” afirma o CEO da DHL Express, Joakim Thrane.

O apoio a esta ação social integra o pilar Go Help da política de Responsabilidade Social da DHL e faz parte de uma série de iniciativas desenvolvidas, como o Projeto DHEDICAR, que promove reforço escolar e orientação profissional a jovens carentes; o já mencionado Mês do Voluntariado e o apoio ao Formare, projeto de formação profissional em logística para jovens carentes de Louveira, Osasco e Itatiaia.

Foto: Divulgação DHL