Casa Ecoeficiente chega a SP

A exposição da “Casa Alemã – a casa ecoeficiente” será inaugurada na próxima quarta-feira (14) e poderá ser conferida até o dia 28 de abril, no Parque do Ibirapuera, em São Paulo. O protótipo, trazido da Alemanha e que percorrerá ainda outras 12 cidades da América Latina, é um modelo de arquitetura sustentável que utiliza uma técnica solar de aproveitamento energético e pode ser construída em apenas três dias.


A iniciativa dos Ministérios de Economia e Tecnologia e de Transportes, Obras e Desenvolvimento Urbano da Alemanha, em parceria com a Câmara de Comércio Brasil-Alemanha, é baseada no modelo de habitação sustentável desenvolvido pela Universidade Técnica de Darmstadt.


O projeto venceu o concurso internacional de arquitetura e engenharia “Solar Decathlon”, patrocinado pelo Departamento de Energia dos Estados Unidos, em 2007 e 2009.


Programação


 Durante o período em que estará exposta, a casa ecoeficiente também terá uma intensa programação com workshops temáticos (abaixo), seminários, palestras e visitas técnicas dirigidos aos profissionais interessados em conhecer tecnologias de eficiência energética e de energias renováveis.


As atividades são gratuitas, mas as inscrições devem ser feitas antecipadamente pela internet.


 


Serviço


“Casa Alemã – a casa ecoeficiente”


Data: 14 a 28 de abril de 2010


Local: Parque Ibirapuera | Avenida Pedro Álvares Cabral, s/n – entrada pelo portão 10 (pedestres) e portão 3 (automóveis) – em frente ao Museu Afro Brasileiro – São Paulo/ SP


Aberto  ao público geral: visitas de terça a sexta-feira das 11h00 às 17h00; sábados e domingos das 14h00 às 17h00


Conversas com o técnico: serão organizados dois grupos para conversa e visita técnica com o engenheiro responsável pela casa nos dias 20/04 e 27/04


Programação:


13/04 – Seminário Energia Solar


14/04 – Congresso Eficiência Energética


15/04 – Seminário Eficiência Energética em São Paulo


20/04 – Palestra: O Papel do Arquiteto na Construção Sustentável


22/04 – Palestra: Impactos Ambientais da Aplicação de Tecnologias de Eficiência Energética


23/04 – Palestra: Eficiência Energética em Edifícios

Divulgaçõ/ Leon Schmidt
Divulgaçõ/ Leon Schmidt