Brics priorizam combate à pobreza na Rio+20

Dentre os temas que serão debatidos durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, o combate à pobreza será uma das maiores prioridades dos países do Brics (Brasil, Índia, China, Rússia e África do Sul).

Esta decisão, discutida no Seminário sobre o Desenvolvimento Sustentável, evento preparatório para a Rio+20, faz parte da estratégia dos representantes dos países emergentes que compõem o bloco. O objetivo deles é defender conjuntamente o desenvolvimento social, o crescimento econômico a e proteção ambiental. O Seminário foi organizado pelo Centro de Pesquisas Brics Policy Center, parceria entre o Instituto de Relações Internacionais da PUC-Rio e a Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro.

Uma das principais ações do governo brasileiro para agregar a superação da pobreza à preservação do meio ambiente é o programa Bolsa Verde, que consiste em um benefício de R$ 300 pago trimestralmente a famílias que habitem Unidades de Conservação na Amazônia. Atualmente, este recurso complementa os pagamentos do Bolsa Família para cerca de 19 mil famílias.

No entanto, para ampliar esta ação ao âmbito global, o País deve defender na Rio+20 a criação de um programa de piso de proteção socioambiental, que propõe a remuneração de povos nativos pela conservação de áreas florestais e reservas extrativistas, e pelo trabalho de recuperação de regiões degradadas.

Para a Conferência sobre o Desenvolvimento Sustentável, que acontece no Rio de Janeiro de 13 a 22 de junho, a previsão é que outras nações em desenvolvimento também priorizem a união de políticas socioambientais, enquanto os países ricos possivelmente darão ênfase a uma agenda de interesses distinta, em que predominam questões ligadas à sustentabilidade e economia verde.

Creative Commons/ Rainforest Action Network
Creative Commons/ Rainforest Action Network