Brasil e UE discutem metas para a Rio+20

Representantes do Comitê Econômico e Social Europeu e o comissário da União Europeia para o Meio Ambiente, Janez Potocnik, se reuniram com o embaixador brasileiro Ricardo Neiva Tavares para esclarecer pontos importantes para a Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20.

Para o Comitê, a Conferência da ONU, que está prevista para acontecer em junho de 2012 no Brasil, não será bem sucedida sem a participação efetiva da sociedade civil.

Com o intuito de intensificar o contato com os cidadãos, os órgãos da UE têm intensificado o diálogo entre si e estão promovendo consultas com o terceiro setor sobre desenvolvimento sustentável e políticas sociais.

O comissário ainda apresentou um novo roteiro que identifica os recursos energéticos da Europa. O plano faz parte da iniciativa europeia de implementar uma economia verdadeiramente sustentável até 2050.

Potocnik também sugeriu que a Conferência adote uma delegação para a promoção da economia verde, que poderia ser gerida junto à ONU e aberta à sociedade civil organizada. O papel da delegação seria estabelecer um quadro global de metas, medidas e instrumentos políticos necessários para uma transição bem sucedida para o novo modelo econômico.

Tanto o brasileiro quanto os europeus concordam que a Rio+20 será a cúpula de maior importância internacional nos próximos anos, pois é a oportunidade que os países têm de começar a crescer de forma sustentável e reduzir as desigualdades sociais.

O embaixador Ricardo Neiva Tavares ressaltou o cometimento do Brasil com a sustentabilidade, e disse que a UE deveria apresentar mais propostas ambiciosas à ONU sobre o desenvolvimento sustentável.

Além disso, no ano que vem expira o protocolo de Quioto, tratado internacional para a redução da emissão dos gases do efeito estufa. O esperado é que os países assinantes realizem uma nova emenda, estabelecendo novas metas a serem cumpridas após 2012.