Brasil e Alemanha fecham acordos de energias


O Ministério das Relações Exteriores publicou no Diário Oficial da União decretos formalizando parcerias e acordos financeiros na área de energias renováveis e eficiência energética entre o Brasil e a Alemanha.



Conforme o documento, publicado na segunda-feira (5), o Brasil terá direito a um empréstimo de até € 52 milhões, com juros reduzidos, para desenvolver projetos nessas áreas.



Previstos desde maio de 2008, os acordos têm como objetivo desenvolver a infraestrutura de energias sustentáveis, entre elas as de fonte hidráulica, eólica, solar, geotérmica, oceânica e de biomassa.



Os primeiros grupos de trabalho a serem criados no âmbito das parcerias serão na área de biocombustíveis, visando à troca de informações sobre temas de comércio, padronização, certificação ambiental e social, e produção e uso de biocombustíveis. A parceria abrangerá, ainda, o desenvolvimento de tecnologias “inovadoras” de propulsão.



A presidente Dilma Rousseff retorna hoje de viagem oficial à Alemanha, onde se reuniu com a chanceler Angela Merkel e participou da abertura da CeBIT, Feira Internacional das Tecnologias da Informação e das Comunicações.



 



 



*Com informações da Agência Brasil



 

kfw
kfw