Brasil e Alemanha assinam Memorando de Entendimento

No contexto das consultas governamentais de 2010 foi assinado nessa terça-feira (31.08) o Memorando de Entendimento (MoU), no Itamaraty, pelo Ministro Marco Farani, diretor da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), e pela chefe da delegação alemã, Heike Backofen-Warnecke, do Ministério da Cooperação Econômica e Desenvolvimento da Alemanha (BMZ).


A Cooperação Triangular é parte da parceria estratégica entre Brasil e Alemanha para enfrentar desafios globais como a proteção do clima, da biodiversidade e dos recursos naturais e para atingir os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM).


Ambos os países compartilham valores comuns e combinam suas forças na Cooperação Triangular, de modo a gerar um maior benefício para terceiros países.


O MoU define princípios comuns para a Cooperação Triangular, como o respeito à apropriação pelos terceiro país (ownership), padrões comuns no planejamento, execução e avaliação dos projetos, e a divisão igualitária dos custos.


No momento, estão sendo executados projetos de Cooperação Triangular no Peru e em Moçambique; outros estão em preparação.