Bosch e BMW criam armazenamento de eletricidade em Hamburgo

stromspeicher_021_16_9_img_w1280Eletromobilidade e armazenamento de eletricidade são elementos centrais da nova paisagem energética. Baterias usadas de veículos elétricos estão sendo fundidas para formar uma grande instalação de armazenamento de eletricidade, em Hamburgo. A energia conservada se tona disponível dentro de segundos e ajuda a manter a rede elétrica estável. Esse armazenamento é essencial para possibilitar um fornecimento energético com fontes alternativas.

Após a conclusão bem-sucedida da fase de concepção, Frank Horch, senador de Comércio, Transporte e Inovação de Hamburgo, permitiu a operação experimental de uma instalação de armazenamento de eletricidade no distrito do Porto de Hamburgo. A estrutura desenvolvida pela Bosch, BMW e Vattenfall fica perto de Steinwerder Cruise Centre e, no futuro, fornecerá eletricidade para garantir estabilidade à rede.

A instalação consiste em 2.600 baterias de mais de 100 veículos elétricos. Ela tem uma potência de dois megawatts (MW) e uma capacidade de armazenamento de 2.800 kilowatts-hora (kWh). Isso é o suficiente para fornecer energia, em média, para uma casa com duas pessoas por sete meses. No entanto, a energia armazenada não é destinada ao abastecimento geral. Ela é vendida no mercado de reservas de controle primário pela Vattenfall, junto com a de outras instalações flexíveis e controláveis. O sistema oferece a energia reserva necessária para o controle primário manter estável a frequência da rede.

O projeto conjunto proporciona uma segunda vida útil para baterias, anteriormente instaladas em veículos elétricos da BMW, que atingiram o fim do seu ciclo de vida. Elas são fundidas na instalação de armazenamento elétrico, onde constituem uma fonte importante de energia.

“Sistemas de armazenamento de energia elétrica são um fator chave de sucesso para a nova paisagem energética. Graças a controles eletrônicos inteligentes, esses sistemas conseguem absorver o excesso de eletricidade e liberá-la muito rapidamente, quando necessário. Assim, eles ajudam a estabilizar a rede elétrica. Consideramos esse projeto como um importante passo para um sistema energético mais eficiente e mais descentralizado”, diz Cordelia Thielitz, gerente geral da Bosch Soluções de Armazenamento de Energia.

“O BMW Group está completamente comprometido à eletromobilidade. Projetos iniciais para a infraestrutura de carregamento e gerenciamento de energia desempenham um papel fundamental nesse processo. A instalação representa um marco importante na otimização do gerenciamento de baterias”, afirma Dr. Bernhard Blättel, vice-presidente de Serviços de Mobilidade e Energia, do BMW Group.

Foto: Divulgação Bosch