BMW Group publica Relatório de Valor Sustentável 2017

bmw relatorio sustentabilidadeO BMW Group alcançou progressos significativos no estímulo à mobilidade sustentável em 2017. Pela primeira vez, a empresa superou a marca de 100 mil veículos eletrificados vendidos em 1 ano. Como parte de sua abordagem global voltada à descarbonização, um grande avanço no fornecimento de energia também foi alcançado nas unidades produtivas da empresa. Em 2017, pela primeira vez, 100% da eletricidade adquirida pelo BMW Group na Europa veio de fontes de energia renováveis. A empresa também expandiu seu papel pioneiro na aquisição de matérias-primas relevantes para eletromobilidade no ano passado.

O novo Relatório de Valor Sustentável 2017, a ser publicado conjuntamente com o Relatório Anual da empresa, nesta quarta-feira, 21 de março de 2018, fornece uma visão geral detalhada em todos os campos. E a mensagem é clara: o BMW Group está empenhado em criar uma mobilidade sustentável – desde os fornecedores até a produção, até o fim do ciclo de vida do veículo.

“Para nós, a sustentabilidade significa viabilidade futura – para o BMW Group e para a sociedade. Conhecemos os desafios e estamos evoluindo para conhecê-los. Desenvolvemos soluções de mobilidade inovadoras que criam valor agregado aos clientes, à empresa e à sociedade”, declara Harald Krüger, presidente do Conselho de Administração da BMW AG. “O BMW Group não apenas anuncia projetos – também garantimos a sua implementação”.

Ao concentrar-se primordialmente na eletromobilidade, o BMW Group já alcançou uma posição de liderança no mercado de veículos eletrificados. Em um ambiente amplamente competitivo, é líder absoluto em emplacamentos de novos veículos totalmente elétricos e híbridos plug-in na Europa, com uma participação de mercado de 21%. A porcentagem do BMW Group no segmento de veículos eletrificados já é, portanto, três vezes maior que a sua participação de mercado com modelos convencionais, equipados com motores a combustão. Este sucesso na venda de veículos elétricos também ajudou o BMW Group a avançar ainda mais na descarbonização de seu portfólio de produtos em 2017.

Apesar da redução na participação de modelos a diesel nos principais mercados, o BMW Group reduziu as emissões médias de CO2 de sua frota para 122 gramas/quilômetro. Consequentemente, as emissões de CO2 são 42% menores que em 1995. O objetivo é alcançar uma redução de 50% até 2020. Uma grande quantidade de projetos ajudou o BMW Group a gerenciar seus recursos energéticos de maneira mais eficiente em 2017 e seguir reduzindo sua pegada de CO2. Entre elas, por exemplo, as turbinas eólicas na fábrica do BMW Group em Leipzig, na Alemanha, que garantem que o BMW i3 seja produzido usando exclusivamente eletricidade livre de CO2. Uma nova bateria instalada neste mesmo local possibilita que a energia das turbinas eólicas da fábrica seja integrada à rede elétrica. Desta forma, até 700 baterias de alta tensão usadas no BMW i3 sejam reutilizadas, ganhando sobrevida, o que amplia a sua aplicação para além do fim do ciclo de vida do veículo, economizando recursos.

Foto: Divulgação BMW