BMW cria divisão para veículos sustentáveis

O Grupo BMW lançou uma nova divisão, a BMW i, que irá representar veículos sustentáveis e as soluções de mobilidade da marca. Os produtos e serviços da BMW i serão projetados e construídos focando em uma mobilidade Premium sustentável. “A BMW i representa um novo movimento no segmento de mobilidade Premium. Com a introdução desta nova sub-marca, o BMW Group reafirma sua liderança como a mais inovadora e sustentável fabricante de carros Premium”, comentou Ian Robertson, membro do Conselho Administrativo da BMW AG, no evento de lançamento em Munique, na última segunda-feira (21).


A partir de 2013, dois modelos serão lançados sob a nova sub-marca – o BMW i3 e o BMW i8. O BMW Group também anunciou que expandirá seu portfólio de serviços de mobilidade ao longo dos próximos anos. Para isto, foi fundada uma empresa de capital de risco na cidade de Nova York, a BMW i Ventures, com um investimento total de US$ 100 milhões.


O BMW i3 – conhecido anteriormente como o Veículo Megacity – será o primeiro carro para áreas urbanas com propulsão exclusivamente elétrica a ser produzido em série pelo BMW Group. O BMW i8, por sua vez, é baseado no carro-conceito BMW Vision EfficientDynamics. Sua propulsão híbrida combina as características esportivas de uma máquina de alto desempenho com o consumo de combustível e emissões de um carro pequeno.


Ambos os modelos utilizam um conceito de construção conhecido como arquitetura LifeDrive. Os veículos fabricados com base nesse conceito possuem um chassi de alumínio que abriga o conjunto transmissão/propulsão e célula dos passageiros feita de CFRP – plástico reforçado por fibra de carbono, de alta resistência e extremamente leve.


Os veículos serão produzidos na fábrica da BMW em Leipzig, na Alemanha. Cerca de € 400 milhões serão investidos em novas instalações e aproximadamente 800 empregos serão criados até 2013.

BMW/Divulgação
BMW/Divulgação