BASF promove estudo sobre agricultura


Ao redor do mundo, consumidores (81%) e agricultores (78%) afirmam que se importam com a sustentabilidade na agricultura. Entretanto, os dois grupos diferem no entendimento do significado de sustentabilidade. Enquanto os agricultores entendem que sustentabilidade é um tema detalhado e multidimensional, os consumidores definem o termo principalmente no contexto de aspectos ambientais. Esta é uma das principais constatações identificadas no mais recente Farm Perspective Study, promovido pela BASF.


Realizado pela segunda vez desde 2011, o estudo analisou as respostas de 2.100 agricultores e 7.000 consumidores em sete países diferentes – dos quais 300 agricultores e 1.000 consumidores brasileiros –  sobre as suas percepções de uma série de tópicos relacionados à produção de alimentos. Em comparação aos resultados dos anos anteriores, o estudo revelou como as atitudes em relação à agricultura diferem sensivelmente não apenas entre agricultores e consumidores, mas também de país a país.


O Farm Perspective Study foi aplicado no Brasil, na China, França, Alemanha, Índia, Espanha e nos Estados Unidos, entre março e abril de 2014. A BASF encomendou o estudo ao instituto de pesquisa de mercado global Market Probe, sediado na Bélgica.


Entendimento de sustentabilidade na agricultura


A pesquisa mostra que os consumidores definem a sustentabilidade na agricultura com uma visão relativamente limitada, descrevendo o tema como “ambientalmente correto” (22%) ou a “condição de produzir alimentos suficientes para alimentar a população” (18%). Mundialmente, os consumidores listaram um ou dois pontos quando perguntados sobre o significado de agricultura sustentável. Os agricultores, por outro lado, apresentaram um entendimento mais específico, ainda que complexo, do tema. Eles destacaram aspectos ambientais como “proteção do solo” (40%), “utilização da terra” (27%), “utilização da água” (27%) ou “proteção da biodiversidade” (25%), além de mencionarem aspectos econômicos, tais como “remunerações justas para a agricultura” (25%), como parte da agricultura sustentável.


“Os resultados nos ajudam a entender melhor as percepções diferentes da agricultura sustentável,” disse Kristina Winzen, vice-presidente Global de Comunicação e Relações Institucionais da Divisão de Proteção de Cultivos da BASF. “Agricultores e consumidores não entendem a sustentabilidade da mesma forma e isso faz com que os produtores rurais enfrentem mais desafios para satisfazer as necessidades da sociedade.”


A importância da sustentabilidade na agricultura é clara para os agricultores e consumidores. Em todos os países participantes do estudo, a vasta maioria dos consumidores (81%) concorda que eles “se preocupam com a sustentabilidade na agricultura”. Quando perguntados sobre as práticas agrícolas específicas, as opiniões de ambos os grupos diferem. Enquanto 82% de todos os agricultores concordaram que a proteção de cultivos é utilizada de maneira responsável, somente 37% de todos os consumidores compartilharam esta opinião.


A percepção das regulamentações para a agricultura


Em nível mundial, o estudo aponta que 49% dos agricultores concordam que atualmente “existem regulamentações demais aplicadas ao setor agrícola”. Por outro lado, 38% dos consumidores dos países participantes do estudo acreditam que “não existem regulamentações suficientes no setor agrícola”. Quando observados os resultados por país, a situação se revela bastante diversa. Em países da Europa – França (83%), Alemanha (72%) e Espanha (77%) – os agricultores percebem que há uma pressão considerável imposta por regulamentações agrícolas cada vez maiores. Na Ásia, a percepção é diferente: os agricultores da Índia e da China percebe que há uma falta de leis no setor. Em sua opinião, (54% cada), mais regulamentações deveriam ser aplicadas.


Maior satisfação com a produção agrícola


De acordo com o Farm Perspective Study, ainda que exista um entendimento comum de que a produção de alimentos esteja se tornando mais desafiadora – devido a expectativas dos consumidores cada vez mais acentuadas, mercados globalizados e escassez de recursos – 76% de todos os agricultores afirmaram que se sentem satisfeitos com a situação atual da sua profissão (em comparação a 62% em 2011). Os agricultores mais satisfeitos vivem nos Estados Unidos (89%); seguidos pela China (85%) e Índia (75%).


Quando os consumidores avaliam os métodos atuais utilizados para a produção de alimentos em seus países, mais da metade (58%) está satisfeita com a maneira que a agricultura é conduzida. Os consumidores da Alemanha apresentam o grau de satisfação mais alto (68%), seguidos pela Índia (65%) e pelos Estados Unidos (63%).


Perspectiva futura


Segundo a pesquisa, os agricultores ao redor do globo compartilham expectativas bastante semelhantes em relação ao futuro da sua própria profissão. Os agricultores acreditam que seguir as tendências mudará a agricultura nos próximos cinco anos: “os pequenos agricultores desaparecerão” (45%), “regulamentações mais rigorosas” (23%), “melhorias tecnológicas” (22%), “escassez de água” (21%) e “agricultura mais sustentável” (19%).


“Os resultados do Farm Perspective Study reforçam a importância da agricultura atual. Eles nos permitem conectar melhor as nossas iniciativas com as necessidades dos agricultores,” afirmou Winzen. Considerando os entendimentos diferentes que os consumidores e agricultores têm em relação aos aspectos fundamentais da agricultura, a BASF também destaca a importância de promover um diálogo aberto entre os dois grupos. “Como uma empresa que apoia a agricultura moderna e sustentável, temos também como responsabilidade promover e reconhecer o papel essencial que os agricultores desempenham em nossas vidas e bem-estar,” concluiu a vice-presidente.


Para mais informações, acesse: www.farmperspectivesstudy.com

SXC
SXC