BASF e Dow recebem prêmio por tecnologia verde

A empresa química alemã BASF e a americana Dow conquistaram o Prêmio Desafio em Química Verde 2010, concedido anualmente pela Casa Branca por meio da Agência de Proteção Ambiental Americana (EPA). A premiação é um reconhecimento pelo desenvolvimento conjunto da tecnologia que permite transformar peróxido de hidrogênio em óxido de propileno (HPPO).


A nova tecnologia, mais sustentável e econômica, melhora o processo de produção de uma substância química chave em diversos segmentos, o óxido de propileno. Ela é utilizada na composição de produtos de setores como eletrodoméstico, automóvel, farmacêutico, etc.


Sustentabilidade


 Essa inovação no processo de geração do óxido de propileno traz vantagens econômicas e ambientais quando comparada às tecnologias tradicionais de produção desse composto. Segundo um estudo realizado pelas duas empresas em 2007, o novo processo HPPO reduz águas residuais de 70% para 80% e diminui o consumo de energia em aproximadamente 35%.


Além disso, as unidades produtivas que utilizam a nova tecnologia  requerem um capital até 25% menor para sua construção em comparação com tecnologias convencionais.


As duas empresas incorporaram com sucesso a primeira fábrica em escala comercial de HPPO em 2008 nas instalações da BASF na Antuérpia, Bélgica. O Grupo SCG – Dow está construindo uma segunda unidade com base nessa tecnologia em Map Ta Phut, na Tailândia, que deve entrar em funcionamento em 2011.

Divulgação/BASF
Divulgação/BASF