BASF discute sustentabilidade no setor químico


Ralph Schweens, presidente da BASF na América do Sul, falou durante a 4ª Reunião Atual Latino-americana de Petroquímica sobre o papel da química como facilitadora para o desenvolvimento de soluções sustentáveis e que contribuam para os desafios da sociedade.


Segundo ele, no contexto atual consumimos mais do que a terra pode regenerar. Para o nosso nível atual de consumo precisaríamos de um planeta e meio. Caso a China atingisse o estilo de vida dos EUA seriam necessários três planetas. Além disso, a população estimada para 2050 é de 9 milhões de pessoas.


Para isso, a empresa produz tecnologia para setores que estão relacionados a esses desafios da sociedade, tais como construção, agricultura e indústria automotiva. O setor da construção, por exemplo, consome 40% da energia mundial e gera 30% dos gases de efeito estufa. Até 2050, a química permitirá ao setor da construção reduzir as emissões de CO2 em 1 bilhão de toneladas.


O executivo destacou ainda que para a efetividade da sustentabilidade é fundamental buscar o equilíbrio das necessidades econômicas, ambientais e sociais. “O papel da indústria é contribuir para satisfazer as necessidades da sociedade de forma mais sustentável, o que também impacta na realização de negócios exitosos em longo prazo”, afirma o executivo.


 

SXC
SXC