BASF cria química para futuro sustentável


A estratégia corporativa da BASF, “We create chemistry” (“Nós transformamos a química”) tem como objetivo fortalecer sua posição neste setor. A disciplina de capital e excelência operacional na empresa continua tendo grande importância em tempos voláteis.


“Estamos em um bom caminho com esta estratégia, apesar do cenário desafiador. A BASF está crescendo com o objetivo de se tornar ainda mais rentável”, disse o Dr. Kurt Bock, presidente do Conselho de Diretores Executivos da BASF SE.


A companhia espera que sua produção química continue crescendo acima do PIB global até 2020. No entanto, o ambiente de negócios mudou desde que a companhia introduziu a estratégia “We create chemistry”, em 2011. “Os principais mercados não cresceram tão rápido como previsto. O preço do petróleo está imprevisível e tem caído substancialmente. A geopolítica contribuiu para uma maior volatilidade”, disse Bock. Como resultado, a BASF ajustou levemente suas expectativas para o cenário econômico global de 2015 a 2020.


Segundo a empresa, o desenvolvimento varia de acordo com a região: os mercados emergentes continuarão a ser os motores de progresso global; hoje, a Ásia-Pacífico já domina o mercado químico.


A companhia projeta que a Europa Ocidental irá voltar ao caminho do crescimento, porém em nível inferior. Custos de matéria-prima competitiva e economia expansiva irão conduzir o crescimento do setor na América do Norte.


Nos próximos anos, a BASF planeja aumentar as vendas ligeiramente mais rápido do que a produção química global. “Continuaremos a agregar valor à nossa companhia. Nossa abordagem foi o motivo do nosso sucesso nos últimos 150 anos e irá nos servir muito bem no futuro”, declarou Bock.


A fim de atingir suas metas, a empresa estabeleceu as seguintes prioridades para seu negócio: inovações, investimentos, gerenciamento de portfólios, sustentabilidade e excelência operacional.

Divulgação BASF
Divulgação BASF