Bairro de Freiburg tem 20% de energia solar

A cidade de Freiburg, na Alemanha, é internacionalmente conhecida por suas iniciativas ambientais, como o uso de recursos renováveis para geração de energia, tratamento adequado de lixo e reciclagem e incentivo ao uso de transporte público e bicicletas.

No bairro de Vauban, por exemplo, as casas foram construídas para reaproveitar a incidência de raios solares para aquecimento interno e geração de eletricidade.

A área de 410 mil metros quadrados, com 2 mil moradias e 5 mil habitantes, já abrigou uma base militar francesa, no período pós- Segunda Guerra Mundial. Com a necessidade de expansão imobiliária em Freiburg, o arquiteto Rolf Disch, que constrói casas e prédios com baixo consumo de energia elétrica, ficou responsável pela projeção de um novo bairro.

Cerca de 58 imóveis da região funcionam como miniusinas de geração de energia, e foram construídos com camadas de isolamento de 40 centímetros de espessura, além de janelas grandes com três filtros voltadas para a área de maior incidência solar. Os imóveis, no entanto, têm um custo elevado, chegando a € 240 mil.

Assim, pelo menos 20% de toda a energia elétrica que é consumida pelos habitantes de Vauban vem das placas solares presentes nas casas. O excedente de energia que é captado pelos painéis é redirecionado para a rede pública.

Mais sustentabilidade

Não só no bairro, mas no resto da cidade, há ciclovias que cortam praticamente todas as ruas principais.

Além disso, 67,5% dos resíduos sólidos são reaproveitados e há contêineres espalhados pelas principais vias públicas para coletar material eletrônico, plástico, vidro, lixo orgânico e metais.

 

 

Creative Commons/ Adeupa de Brest
Creative Commons/ Adeupa de Brest