Avião solar tem tecnologia Bayer

Abastecido somente com energia solar, sem nenhum combustível no tanque, o avião experimental Solar Impulse será o primeiro movido a este tipo de energia a dar uma volta ao mundo. A aeronave pioneira deverá decolar em 2012 utilizando tecnologias desenvolvidas pela Bayer MaterialScience, divisão do grupo alemão que cria materiais ultraleves para aplicações industriais.


A Bayer é responsável pelo revestimento de poliuretano das 12 mil células fotovoltaicas que cobrem suas asas e alimentam os quatro motores elétricos. Além da captação de energia, elas também permitem recarregar as baterias de lítio polímero de 400 kg.


Para realizar a volta ao mundo, a aeronave passou por testes que demonstram a capacidade de voar também durante a noite. Em julho de 2010, o avião, que tem o tamanho de um Airbus A340 (63,4 metros de comprimento) e o peso de um carro, completou com sucesso um voo de 26 horas na Suíça.


O sucesso da empreitada iniciada em 2009 pelos projetistas Bertrand Piccard, da Suíça, e André Borschberg, da Alemanha, representa novas perspectivas para outros segmentos. Num futuro próximo, as mesmas tecnologias utilizadas no Solar Impulse poderão ser empregadas em automóveis, computadores e aquecedores.

@copright / Solar Impulse
@copright / Solar Impulse