Automóveis alemães emitem cada vez menos CO2

Os fabricantes de automóveis alemães estão à frente dos seus concorrentes nas tecnologias inovadoras que diminuem as emissões de CO2 dos carros particulares. O presidente da Associação da Indústria Automobilística Alemã (VDA), Matthias Wissmann, destaca que “no ano de 2010 as fabricantes alemãs reduziram em 3% a emissão de CO2 dos automóveis particulares, enquanto as emissões dos carros de outros países subiram 0,6%”.


Os números apresentados pela VDA são especialmente importantes porque o ano passado apresentou um aumento expressivo nas vendas de carros entre as classes média e média alta e, mesmo assim, as emissões caíram.


Todos os segmentos de automóveis seguiram a tendência. Atualmente, mais de 260 modelos de carros alemães têm emissão de CO2 menor que 130g/km, o equivalente a um gasto de cinco litros por 100 quilômetros rodados.


Nos últimos quatro anos a redução das emissões dos carros particulares chegou a 13%, saindo de 175,2g CO2/km em 2006 para 152,4gCO2/km em 2010. A tecnologia que torna esses resultados possíveis está principalmente ligada a motores de alta eficiência. No entanto, outras inovações como carroceria mais leve, gestão de energia eficiente, sistema de iluminação econômico e pneus com menor resistência de rodagem estão entre os responsáveis pela eficiência dos automóveis alemães.


Wissmann calcula ainda que, até o fim da década, com a melhora das tecnologias, será possível reduzir o gasto de diesel e gasolina em 25%.

Divulgação/Volkswagen
Divulgação/Volkswagen