Angela Merkel faz tour pela energia alemã

A chanceler alemã Angela Merkel começou na última quarta-feira (18) um tour pela energia alemã. Em quatro dias de visitas, conversando com profissionais do setor e conhecendo de perto as tecnologias utilizadas na área, ela pretende obter um panorama da situação das energias renováveis no país.


Merkel passará por dez cidades para entender como a energia eólica, atômica e elétrica, assim como aquela proveniente do carvão, da bioenergia, do gás e do vapor, podem ser otimizadas. Além disso, a chanceler quer ver como o setor afeta o desenvolvimento econômico de cada região da Alemanha e como as tecnologias desenvolvidas no país podem se tornar produtos de exportação.


Quando o tour acabar, no final do mês, o governo quer ter os pilares do novo plano nacional de energia, cujo objetivo é viabilizar a obtenção de até 20% da energia do país por meio de fontes renováveis nos próximos dez anos.


Programa


No primeiro dia de viagem, Merkel visitou um parque de geração de energia eólica em Rostock, no norte do país, para conhecer melhor as tecnologias utilizadas e discutir as possibilidades de exportação das mesmas.


Nesta quinta-feira (19), a chanceler visita a Bolsa de Energia Europeia – EEX (European Energy Exchange), em Leipzig, para se informar sobre as certificações energéticas e as negociações no âmbito do abastecimento de energia.

REGIERUNGonline / Denzel
REGIERUNGonline / Denzel