Alemanha registra maior poluição das águas

No ano passado, a Alemanha registrou 2,3 mil acidentes com produtos tóxicos na água, 5% a mais do que no ano anterior, segundo a Agência Federal de Estatísticas (Destatis). No total, 7,1 milhões de litros vazaram, isso significa cerca de 280 trens de carga, 18,5 milhões de tonéis a mais do que o ano anterior. No entanto, a comparação só pode ser feita porque os números de 2008 foram altos devido a um vazamento de 19 milhões de litros de solução de hidróxido de potássio.


Do total de substâncias tóxicas despejadas na água em 2009, dois terços puderam ser bombeados e transferidos para depósitos seguros. O restante, porém, continua trazendo prejuízos ao meio ambiente, entre eles a contaminação do solo, dos lençóis freáticos e em parte da água consumida nas casas.


Contaminação


Em todo o mundo o problema é tão grave que, segundo relatório da Organização das Nações Unidas (ONU), divulgado em março desse ano, a água poluída causa mais mortes anualmente do que por todas as formas de violência, inclusive guerras.


O estudo do Programa de Meio Ambiente da ONU afirma que cerca de 2 bilhões de toneladas de resíduos líquidos – incluindo esgoto e lixo industrial – são despejados diariamente nos ecossistemas, ajudando a espalhar doenças.

SXC
SXC