Alemanha: recorde de energia solar pela 3ª vez


A mais recente análise do Fraunhofer ISE (Instituto de Pesquisa de Energia Solar) mostra que os sistemas fotovoltaicos geraram um recorde de 24,24 GW entre 1 e duas horas no dia 6 de junho e um total de 1,26 TWh ao longo de toda a semana. Em 9 de junho, que foi um feriado nacional na Alemanha, a produção de energia solar atingiu um pico de 23,1 GW, que igualou 50,6% da demanda total de eletricidade – estabelecendo outro marco.

“A grande quantidade de energia solar que está sendo gerada demonstra claramente que a Alemanha vai precisar de mais capacidade de armazenamento de energia no futuro. Já, os mais de 1,4 milhões de sistemas fotovoltaicos estão produzindo um excedente, especialmente em dias de sol ao redor do meio-dia”, explica Tobias Rothacher, especialista em energias renováveis ??a Germany Trade & Invest, agência de desenvolvimento econômico do país.

O especialista acrescenta que a partir de agora, todo novo sistema solar que está instalado na Alemanha aumenta a necessidade de soluções de armazenamento de energia elétrica. “O custo de sistemas de armazenamento está previsto para cair nos próximos anos, e isso significa que o armazenamento não é apenas cada vez mais necessário – ele está se tornando mais atraente do ponto de vista financeiro também”, finaliza.

Iangalex
Iangalex