Alemanha promove prevenção de resíduos


Esta semana é a Semana Europeia da Prevenção de Resíduos nos Estados-Membros da União Europeia, que visa conscientizar a população de que lixo é responsabilidade de todos. Neste ano, a Alemanha participa pela 6ª vez com mais de 330 ações.


Junto com associações, administrações e empresas do setor econômico, o Ministério Federal do Meio Ambiente aproveita esta semana temática para promover medidas de redução de resíduos alimentares.


“Quem evita gerar lixo, economiza recursos. Os nossos recursos vão ficar mais escassos, pois a população mundial está crescendo. Precisamos de soluções inteligentes. Por um lado, precisamos utilizar recursos e materiais de forma mais eficiente e, por outro, temos que evitar a geração de mais lixo”, explica o Secretário-Geral do Ministério, Jochen Flasbarth, em um comunicado à imprensa.


A Alemanha programou centenas de ações em escolas, praças públicas e empresas para conscientizar a população a refletir sobre seu consumo diário e sobre a geração de lixo. As ações variam de acordo com o público alvo. Há peças de teatros, exposições e mercados de troca, entre outros.


Com informações das Representações da República Federal da Alemanha no Brasil

CC/Flickr/NP
CC/Flickr/NP