Alemanha investe em infraestrutura para bikes

CC Pixabay yorgunumMais ciclovias, estacionamentos para bicicletas e pontos de abastecimento para e-bikes – estes são os objetivos da nova competição federal “Proteção do Clima no Trânsito das Bicicletas” do Ministerio Federal do Meio Ambiente (BMUB). Dessa forma, o Governo Alemão quer incentivar o investimento em infraestrutura de ciclovias.

“A tendência da bicicleta em muitas cidades é muito positiva, mas em muitas delas a infraestrutura é insuficiente para acompanhar o aumento do tráfego da bicicleta convencional, eletrônica ou de transporte. Por isso, incentivamos projetos que fornecem mais espaço para a mobilidade sobre duas rodas, são favoráveis ao meio ambiente e respondem a novas tendências no ciclismo. Se é para diminuir as emissões de gases com efeito de estufa no trânsito, precisamos andar mais bicicletas,” comentou o Secretário de Estado do Meio Ambiente, Jochen Flasbarth.

A competição é fomentada pela Iniciativa Nacional da Proteção do Clima e visa aliviar o trânsito das ciclovias nas cidades e comunidades, tornando-as mais seguras. A inscrição está aberta para municípios, empresas, instituições públicas e associações na Alemanha interessados em melhorar as condições para os ciclistas.

Os projetos a serem apoiados devem ter uma estrutura simples com o objetivo de diminuir as emissões de gases do efeito estufa. O ministério disponibiliza um valor mínimo de 200.000 euros por projeto aprovado, nos quais até 70% das despesas totais podem ser fomentadas.

Foto: CC Pixabay yorgunum

Com informações do Centro Alemão de Informação Brasília – Alemanja