Alemanha investe em eficiência energética

Alinhada à meta da Europa de reduzir a emissão de CO2 em 20% até 2020 a Alemanha lançou, no ano passado, um novo modelo energético. O intuito é diminuir o consumo de energia no país em 80% nos próximos 40 anos, começando pelas construções civis, que respondem por quase a metade da demanda total do país. Em 2011, o governo federal investirá mais de € 460 milhões na reforma de edifícios, adequando seus sistemas de aquecimento e isolamento térmico para aumentar sua eficiência energética e evitar o desperdício.


De acordo com os especialistas, manter os ambientes aquecidos demanda muita eletricidade (85% do total consumido por um edifício) porque os sistemas de calefação são antigos e as paredes não retêm o calor. Reformar as construções é, portanto, um dos pontos chaves para alcançar uma eficiência energética maior e, desta maneira, reduzir as emissões de CO2.


A Alemanha já investiu € 7,1 milhões nesse projeto, reduzindo o consumo de energia de quase 2,5 milhões de casas por meio de aquecedores mais eficientes e paredes bem isoladas.


De acordo com o governo, além de contribuir para a diminuição do aquecimento global, a ação movimenta a economia do país, pois gera cerca 340 mil vagas de emprego por ano.

SXC
SXC