Alemanha investe € 200 mi em pesquisa energética

Visando ampliar o uso de fontes renováveis na matriz energética da Alemanha, os Ministérios de Economia, Meio Ambiente e Educação do país lançaram, nesta quarta-feira (18), um programa de fomento à pesquisa e ao desenvolvimento de redes inteligentes de armazenamento e distribuição de eletricidade. Até 2014, as pastas disponibilizarão, em conjunto, € 200 milhões para subsidiar projetos na área.


Segundo estimativas do governo alemão, em 2050, as fontes renováveis responderão por 80% de toda a eletricidade utilizada no país. Armazenar essa energia e distribuí-la de forma eficiente, no entanto, ainda representa um grande obstáculo ao seu uso.


O investimento anunciado pelos ministérios alemães tem como principal meta, portanto, otimizar a infraestrutura energética do país para comportar o aumento gradual da participação de energias renováveis na matriz energética.


Além de transportar energia, as redes inteligentes, também conhecidas como Smart Grids, podem fornecer informações sobre o sistema de abastecimento, identificando falhas e possibilitando o planejamento de gastos com a eletricidade de uma casa ou uma indústria de acordo com o horário do dia.

SXC
SXC