Alemanha inaugura parque eólico em alto mar

Um parque eólico instalado em alto mar, com capacidade energética para suprir 50 mil residências, entra em operação nesta terça-feira (27), na Alemanha. O Alpha Ventus recebeu investimentos de € 250 milhões e está localizado no Mar do Norte, a 45 quilômetros da costa. O projeto é fruto de um consórcio das companhias EWE, E.ON e Vattenfall Europe.


Com as 12 turbinas em operação, o parque tem potencial de geração de 60 MW. O objetivo é tornar a produção de energia limpa dos ventos, em alto mar, muito maior dos próximos 20 anos.


“Nosso objetivo é ter instalada uma capacidade de 25.000 MW em 2030. A Alpha Ventus é o começo de um trabalho pioneiro que abre as portas para o futuro das energias renováveis”, comenta o Ministro Federal do Meio Ambiente da Alemanha, Norbert Röttgen.


Tempo real


As operações do parque eólico podem ser seguidas pela internet. Uma webcam instalada em uma estação de pesquisa mostra, em tempo real, as turbinas em funcionamento. O link para a para a câmera pode ser encontrado no site http://www.alpha-ventus.de.

Divulgação/Alpha Ventus
Divulgação/Alpha Ventus