Alemanha fomenta construções eficientes

O Ministério Federal dos Transportes, Obras e Desenvolvimento Urbano da Alemanha (BMVBS) anunciou um novo programa de incentivo para construções com alta eficiência energética. Somente neste ano, deverão ser disponibilizados cerca de € 1,2 milhões para o financiamento das residências denominadas "Casas Mais Energia" (Energie Plus Häuser, no alemão).

A linha de financiamento é destinada a proprietários ou construtoras de moradias autossuficientes energeticamente e que, ao mesmo tempo, possam gerar energia para abastecer veículos elétricos ou casas vizinhas, por exemplo.

"Edifícios e transporte juntos são responsáveis por 70% do consumo total de energia. Aqui se esconde um enorme potencial de economia. Para alcançar nossas metas ambientais, queremos utilizar as opções existentes da melhor forma possível", explicou o secretário de Estado do BMVBS, Rainer Bomba.

A iniciativa também prevê o acompanhamento das construções por um grupo de especialistas em energia. As casas ‘mais energia’ serão testadas e avaliadas na prática, ou seja, sob condições reais de moradia. Os resultados da pesquisa servirão de base para o desenvolvimento de elementos usados para semelhantes edificações e na evolução do uso de energias renováveis.

"Nós queremos que novas ideias promissoras, tecnologias e materiais sejam postos em prática mais rapidamente. Com o novo programa devemos obter mais conhecimento, entre outras coisas, sobre rentabilidade (dessas casas)”, disse Bomba. Segundo ele, o objetivo é, a médio prazo, conseguir construir casas que atendam aos padrões 'zero' e 'mais energia' a um custo mais atrativo.

Casa-Modelo

O protótipo da residência do futuro está sendo construído em Berlim e deverá ser finalizado ainda este ano. Com isso, as primeiras avaliações serão feitas por um período de três meses. No início de 2012, uma família se instalará na casa por um ano.

O projeto foi desenvolvido no âmbito de um concurso entre universidades em colaboração com empresas de engenharia, realizado no final de 2010 e é acompanhado pelo Instituo Fraunhofer e supervisionado pelo Escritório Federal de Construção e Ordenamento Regional.

"Nossa 'Casa Mais Energia' produz duas vezes mais energia do que consome, o bastante para abastecer um automóvel elétrico na garagem. Por isso, estamos construindo em Berlim um edifício modelo. Com tais ideias inovadoras, a Alemanha pode e deve se tornar fornecedor e mercado principal para mobilidade elétrica", ressaltou Bomba.

Divulgação / Das Plusenergiehaus
Divulgação / Das Plusenergiehaus