Alemanha é exportadora de tecnologias ambientais

A Alemanha é considerada, segundo o Relatório Ambiental 2010 do país, um dos líderes na proteção do meio ambiente. Sua parte no mercado mundial de tecnologias e serviços ambientais chega a € 224 bilhões, 16% do total.


 Segundo o Ministro do Meio Ambiente Dr. Nobert Röttgen, “as empresas alemãs exportam entre 5% e 30% dos produtos relacionados com proteção ambiental no mundo”. A Alemanha é principalmente especializada nas tecnologias de energias renováveis e aproveitamento e separação de resíduos.


Além de impulsionar o crescimento econômico, o campo também possui alta empregabilidade. O relatório contabilizou que cerca de 1,8 milhão de pessoas trabalham na área ambiental, 340 mil só na parte de energias renováveis. O Ministro Röttgen comentou que “apesar da crise econômica foram investidos no ano passado, no ramo de energias renováveis, € 20 bilhões”.


 Um dos principais desafios para os próximos anos, apresentado pelo relatório, é a superação do aumento da frota de automóveis. Entre 1991 e 2008 os veículos para transporte de mercadorias aumentaram em 67%, já os pessoais subiram 25%. O governo promove um projeto para a expansão dos veículos elétricos com o objetivo é colocar 1 milhão deles nas ruas da Alemanha até 2020.

sxc
sxc