Alemanha e Brasil apostam em bioeconomia

hope_sxc_menorAs estratégias e políticas que o Brasil e a Alemanha estão adotando para desenvolver a bioeconomia, bem como os avanços da ciência e tecnologia na área, estarão na pauta das discussões do 6º Diálogo Brasil-Alemanha de Ciência, Pesquisa e Inovação nos dias 8 e 9 de novembro, em São Paulo, com a participação de pesquisadores renomados, tomadores de decisão e representantes de empresas de ambos os países. O tema desta edição é “Bioeconomy: Research and Innovation Shaping the New Biobased Economy”.

Realizado pelo Centro Alemão de Ciência e Inovação – São Paulo (DWIH-SP), pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), o evento será precedido por uma reunião interministerial, entre os dois países, em Campinas (SP), no dia 7 de novembro, no âmbito da parceria Brasil-Alemanha em bioeconomia, acertada pelos dois países em 2015.     

A diretora do DWIH-SP, Martina Schulze, ressalta a importância do evento: “A Alemanha e o Brasil decidiram investir conjuntamente em projetos relacionados à bioeconomia e promovem neste Diálogo uma oportunidade de levar essa discussão a um alto nível, envolvendo a comunidade científica, empresas e governo de ambos os países”. Ela lembra que a bioeconomia tem potencial para solucionar os desafios mais urgentes da sociedade: produção de alimentos, segurança alimentar e o uso racional da biomassa. “Devido à sua abordagem econômica inovadora e abrangente, a bioeconomia, com o uso eficiente dos recursos biológicos, é uma forma de garantir um desenvolvimento sustentável e um futuro socialmente justo”, reforça.      

Para o diretor científico da FAPESP, Carlos Henrique de Brito Cruz, a série Diálogo Brasil-Alemanha facilita o progresso da colaboração em pesquisa entre cientistas da Alemanha e do Brasil. “Para a FAPESP, a oportunidade é ótima, pois permite mobilizar os acordos que temos com importantes agências alemãs de financiamento à pesquisa, como DFG, DAAD e StMBW e BMBF, para o apoio a projetos ousados com cientistas em São Paulo e na Alemanha”, destacou.

No painel que discutirá as estratégias e políticas na área, representantes dos ministérios que cuidam da pasta de ciência e tecnologia de cada país irão relatar suas ações na área. Pela Alemanha, falará Andrea Noske, chefe da Divisão de Bioeconomia do Ministério da Educação e Pesquisa da Alemanha (BMBF), enquanto Bruno Nunes, coordenador geral de Bioeconomia do MCTIC, apresentará as ações brasileiras.    

Alinhamento científico – Dois renomados especialistas da área, Georg Backhaus (diretor do Instituto Julius Kühn Institute) e Paulo Arruda (coordenador do Laboratório de Estudo da Regulação da Expressão Gênica da Unicamp), serão os keynote speakers. Eles abrirão a parte científica do Diálogo. No dia seguinte, dois painéis abordarão os temas: “produção sustentável de alimentos e bioprodutos” e “aplicação técnica de biomassa e bioenergia”. Ambos terão a participação de cerca de 20 cientistas.           

A abertura do evento contará com a presença do presidente da FAPESP, José Goldemberg; da diretora do DWIH-SP, Martina Schulze; do embaixador da Alemanha, Georg Witschel; e do chefe da Assessoria Especial de Assuntos Internacionais do MCTIC, Luís Felipe Fortuna, além de autoridades do Estado de São Paulo.     

São parceiros do 6º Diálogo Brasil-Alemanha de Ciência, Pesquisa e Inovação: Ministério das Relações Externas e Ministério de Educação e Pesquisa da Alemanha, Leibniz Association, Fraunhofer e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Apoiam o evento:  Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha (AHK), Associação de Engenheiros Brasil-Alemanha (VDI), e as fundações Konrad Adenauer e Friedrich Naumann.     

Serviço:
 6º Diálogo Brasil-Alemanha de Ciência, Pesquisa e Inovação         
Data:
dias 8 e 9 de novembro      
Local: na sede da FAPESP, em São Paulo (Rua Pio, XI, 1500, Alto da Lapa). Programação e inscrições neste link: www.fapesp.br/eventos/6dialogue.

Foto: crédito-sxc