Alemanha dobra investimentos em energia limpa

A Alemanha superou os Estados Unidos e, a o lado da China, está entre os países que lideram a lista de investimentos em energia limpa no mundo. Segundo um relatório publicado pela organização não-governamental norte-americana Pew Charitable Trusts, a China manteve a sua posição de liderança, totalizando US$ 54,4 bilhões em investimentos no ano passado. Na Alemanha, os investimentos em energia limpa foram duplicados, chegando a US $ 41,2 bilhões.


A pesquisa mostra que o mercado global também experimenta um bom momento. De 2009 para 2010 houve um aumento de 30% nos investimentos e financiamentos em energias renováveis.


“O setor está emergindo como um dos mais dinâmicos e competitivos do mundo, testemunhando 630 % de crescimento em financiamentos e investimentos desde 2004”, disse Phyllis Cuttino, diretor do Programa de Energia Limpa da Pew. “Países como China, Alemanha e Índia são mais atraentes para os investidores porque possuem políticas nacionais voltadas para o apoio a esse tipo de energia, bem como metas de redução de carbono e incentivos que dão segurança, a longo prazo, ao investidor”, completa.


Embora tenha perdido a segunda posição na lista para a Alemanha, os Estados Unidos também registraram um bom desempenho. O país teve uma expansão de 51% dos investimentos no setor.


A energia eólica é a preferida dos investidores, mas o estudo revela que as fontes solares experimentaram um crescimento significativo, de 53%, configurando um recorde de US$ 75 bilhões – capacidade de geração do mundo aumentou em mais de 17 gigawatts. A Alemanha respondeu por 45 % dos investimentos globais em energia solar.

SXC
SXC