Alemanha: Dia do Desenvolvimento Urbano


No início deste mês (9 de maio), aconteceu o primeiro Dia do Desenvolvimento Urbano na Alemanha. O Governo Federal alemão disponibilizará 700 milhões de euros a cada ano para atender aos projetos diversificados em toda o país.


Mais de 570 cidades e comunidades apresentaram seus projetos. Cidadãos interessados receberam informações em como montar uma proposta para receber uma ajuda de custo do Governo Federal. Houve visita de canteiros de obras, exposições, debates, inaugurações, passeios e festas. O objetivo do dia é aumentar a participação dos cidadãos em projetos futuros.


O dia é uma iniciativa do Governo Federal, dos Estados, da Associação alemã de Cidades (Deutscher Städtetag) e da Associação alemã de Cidades e de Municípios (Deutschem Städte- und Gemeindebund).


“Há 40 anos, o Governo Federal apoia as cidades e comunidades da Alemanha na erradicação de seus desafios sociais, demográficos e de desenvolvimento urbano”, pronunciou a Ministra Federal alemã do Meio Ambiente, Proteção da Natureza, Construção e Segurança, Barbara Hendricks.


150 milhões de euros dos 700 milhões são investidos no programa ‘Cidade Social’, que apoia bairros e zonas urbanas desfavorecidas a promoverem a união de seus cidadãos. Um outro projeto visa cuidar do desenvolvimento de pequenas cidades e comunidades. 


Além de grandes cidades, como Hamburgo, Stuttgart ou Dresden, pequenas comunidades apresentaram seus projetos no Dia do Desenvolvimento Urbano. A menor comunidade veio da cidade de Reichenbach, com cerca de 500 habitantes. O maior número de habitantes apresenta a capital da Alemanha com cerca de 3,5 milhões de habitantes. Muitas comunidades apresentaram projetos conjuntos.

CC/Flickr/Pavlo Petrenko
CC/Flickr/Pavlo Petrenko